Lembrando do ALEFANTE
 
Ouvi em documentário Discovery que elefante tem memória privilegiada, que o paquiderme da raça dos elefantes não esquece das coisas passadas, que usa e abusa dessa memória para sobreviver e para morrer; pressentindo que a morte por causas naturais está próxima ele peregrina ao cemitério dos seus ancestrais e, morre. A não ser que ele encontre no caminho um Rei de Espanha, que cansado de polir suas coroas, a da cabeça e a da cama, mude de ares e vá a África mata-lo. >(caçada ocorrida em 2012)<.

Mas vamos à caça do ALEFANTE.

Sem perder tempo com detalhes do motivo da minha presença no pátio interno da escola municipal. Meados dos anos 80. Escuto a professora lá na sala de aulas dando sua aula.
- "Fulaninha", que animal é esse?

Certamente havia foto ou imagem do animal a vista da turma, pois a menina acertou sem titubear:-GIRAFA.

E assim foi até chegar a vez do Elcio. Foi tão marcante que lembro seu nome apesar da minha memória que é uma merreca ser menor que a de marreca.

-Elcio, que animal é esse?
-ALEFANTE
-Não é alefante, está errado
-É ALEFANTE SIM, MEU PAI DISSE QUE É ALEFANTE.

A partir desse ponto silêncio na sala, eu esperando o desenrolar que não veio. Fui embora sem saber. Sempre que lembro daquele dia imagino e desenrolar do caso. Imagino a professora chamando o Elcio para perto de si. Imagino o Elcio contando que esteve no zoológico com o pai. Imagino o pai atencioso dando nome aos bichos para que Elcio os soubesse, mas não consigo entender porque ALEFANTE. Teria o Elcio entendido errado, teria o pai feito uma brincadeira e esquecido de acertar a ponta solta?

Imagino a situação da professora tendo que dizer para o Elcio que o pai estava errado, caraca maluco. Quando o Elcio respondeu dizendo que o pai disse Alefante, a professora não disse aos berros que o pai do Elcio estava errado, e acredito que no o fez nem em voz baixa de forma que eu não tivesse escutado. Mas adoraria saber de que forma ela ensinou ao Elcio a coisa certa, sem denegrir a imagem do pai. Algo em mim diz que ela conseguiu.

Há exposição artística ao ar livre em algumas ruas da zona sul do Rio. Imagens tridimensionais de ELEFANTES muito fofos. É em prol da defesa dos animais irracionais maltratados. Ao esbarrar em um ELEFANTINHO na saída do Metrô lembrei do Elcio, do ALEFANTE e da professora.

 

O Elefante é cara sem boné

 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 04/11/2018
Reeditado em 04/11/2018
Código do texto: T6494349
Classificação de conteúdo: seguro