Lima Barreto o nosso escritor

Lima Barreto o nosso escritor.

Autor Antonio Agostinho

O homem que não sabia português que não sabia colocar os pronomes no lugar certo, foi o maior romancista brasileiro e melhor cronista e sem dúvida alguma um famoso contista. Esse homem é Lima Barreto, que mostrou o Brasil ou os brasis como ele mesmo dizia. Lima Barreto não tinha ilusão com relação ao seu país tão deformado pelos nossos políticos sem moral. Se Machado de Assis ficou famoso no romance, Lima também mereceu destaque pela qualidade da sua arte verdadeira e atraente para quem gosta da verdade. O autor de Bagatela, não tinha medo de dizer a verdade do seu país, que nunca respeitou o seu povo humilde e trabalhador. Na república dos Bruzundangas, Lima Barreto pintou realmente o nosso Brasil e sobretudo os nossos nefandos políticos sem nenhuma piedade, sem temer aos poderosos do momento, os senhores donos das leis e da verdade. Enquanto Machado descrevia suas novelas de amor, o nosso outro mulato falava do povo humilde como ele porque Lima Barreto veio do povo e foi para o povo até o fim da vida atribula de artista pobre. Não nego o valor do autor de Helena, contudo Lima Barreto é meu escritor brasileiro porque ele falou daquilo que é nosso e falou do povo sofrido, de um povo que nunca teve vez neste Brasil dos ricos dos abastados e dos poderosos políticos. Afonso Henrique de Lima Barreto foi e é o nosso escritor por muitas razões. Lendo qualquer crônica de Lima Barreto o leitor se depara com a realidade dos nossos problemas e com toda nossa angústia de gente sofrida. Se Lima Barreto não sabia português, sabia pelo menos falar das nossas desgraças e satirizar os políticos da sua época que não eram diferentes de hoje. Muita gente que lê Lima Barreto fica sobressaltada como leitor se na verdade não entendeu a verdadeira literatura do autor de Marginália, um homem que não tinha papa na língua e dizia a verdade do jeito que pensava sem mudar nenhuma vírgula. Se um dia o Brasil tiver bons leitores bons admiradores da boa literatura, Lima Barreto será admirado e respeitado como deveria ser. A nossa fauna de leitores é muito pobre para entender o nosso escritor que disse tudo quanto pensava deste Brasil confuso. O autor do Escrivão Isaías Caminha, livro que feriu muita gente poderosa, sobretudo o jornalismo da época do nosso autêntico mulato malvisto, para a sociedade preconceituosa e inculta foi assim portanto um escritor inútil.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 05/11/2018
Reeditado em 05/11/2018
Código do texto: T6495220
Classificação de conteúdo: seguro