UM POR UM! NÃO DE UMA VEZ SÓ!

Em nossa cabeça há um infinito de ideias. E desse modo nos associamos a lugares, pessoas, ações e sentimentos. Toda essa gama de experiências e situações por vezes nos acompanham ao longo do dia, da semana e quem sabe durante todo o ano. Parece-nos que habitamos em pelo menos dois universos: aquele que está ao nosso alcance físico e o que habitamos nosso intelecto, nossa imaginação. Por conseguinte ações e ideias estão em encontros e desencontros em nossa mente. Ocorre que pode ser que estejamos fisicamente em um lugar e em pensamento em outro. Às vezes estamos em casa, mas nossa concentração está voltada, por exemplo, para o compromisso seguinte no trabalho que será feito na próxima meia hora. Percebemos que raras vezes ficamos exatamente onde estamos. E essa é uma aresta que temos que nos atentar para não cairmos em armadilhas e nos perdermos. Um provérbio árabe nos ensina que “o maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade.”

A princípio o que está supramencionado pode não representar grande prejuízo em um primeiro momento. No entanto basta dimensionarmos isso quando os que estão à nossa volta não sentem a nossa presença em casa. Ou mesmo em algum instante em que percebemos que não contribuímos de maneira específica para um equilibrado crescimento mental e emocional dos filhos. De outro modo isso se afigura quando não conseguimos organizar a nossa vida, conciliar nossas oportunidades e responsabilidades. José Saramago, escritor português, nos alerta para que “não tenhamos pressa, mas que não percamos tempo.” Diante disso todo o cenário do nosso diário parece estar em atropelos. Então constatamos que é preciso realmente lapidarmos atitudes para que o trem da nossa história entre nos trilhos e possamos seguir viagem de maneira harmônica e mais tranquila.

Bem! Perante ao que vislumbramos novas conexões na hora e no lugar certo serão a solução e a fórmula do equilíbrio e da conciliação. Estar de corpo e alma em cada situação e lugar no regime gradativo e ponderado poderá nos trazer de volta toda a saúde que fora perdida no quadro clínico passado. É preciso buscar paz, sim! Mais ainda é preciso estar em sintonia com cada momento, com cada pessoa para realmente sabermos o que fazer, como e quando. Estar em carne, osso, pensamento e espírito no mesmo lugar é a chave para desvendarmos o segredo que habita no presente, no passado e por ventura no futuro que nos espera. Mas não de uma vez só! E sim um por um! Sem exageros, sem exasperar, sem afobação. Tudo isso no seguimento firme e suave da corrente do rio que nos leva pela vida a fora!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 11/11/2018
Reeditado em 11/11/2018
Código do texto: T6500159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.