'OS PATRIOTÁRIOS'

Por definição, patriotismo é o sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria, aos seus símbolos como a bandeira, hino, brasão, mitos, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, e ao seu povo.

É considerado patriota aquele que ama sua pátria e a ela presta serviços. Os movimentos políticos e sociais dos últimos anos têm criado uma nova definição para quem se dedica à pátria brasileira: O 'Patriotário'.

Esse adjetivo define o servidor público que votou em uma agenda que vai lhe tirar a estabilidade e, para muitos, o emprego, mas claro, sua 'bandeira jamais será vermelha'; define o professor que elegeu um presidente que menospreza a educação, que incita a violência do aluno contra a classe, mas tudo bem, pelo menos 'tiraram o PT.'

Serve também para o militar que apoia invadir a Venezuela e se esquece que quem vai morrer na guerra é ele, mas vale o esforço, 'chega de comunismo'; o policial militar que bate no peito e diz que todos devem ter uma arma, mas falta cognição para perceber que, armando a população, quem vai ter mais trabalho é ele, mas vale o sacrifício, 'Brasil acima de tudo'.

O 'patriotário' cai bem no empresário que apostou no Estado mínimo, que vai extinguir empregos, mas ele não concatena que desempregado não consome e o mercado desaquece, mas estamos aí, 'é o mito'. O ícone do 'patriotário' é o trabalhador pobre que votou em Bolsonaro e vai perder direitos, ficar sem emprego e aposentadoria, mas tá ok, 'Deus acima de todos.'

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 14/11/2018
Reeditado em 14/11/2018
Código do texto: T6502376
Classificação de conteúdo: seguro