Nós temos 11 irmãos...

A "América do Sul", aquele que contornávamos a lápis no molde de plástico escolar, nos fazendo entender aonde estávamos, quem era o Brasil dentro dele...pois bem, nós temos onze irmãos e que pouco conhecemos .

O Brasil é o maior dos doze países e Suriname, o menor, o caçulinha da família.

Desses doze países, três não falam espanhol ; Brasil ( português ), Suriname ( holandês) e a Guiana ( Inglês).

Dos presidentes , talvez conheçamos alguns de cabeça , como o "terrível" Nicolás Maduro (Venezuela) , que não sai dos noticiários. Sabemos quem é Maurício Macri da Argentina, que parece morar na casa da esquina, o Evo Morales da Bolívia, com aquela carona redonda e morena de nativo andino, própria da raça, o vizinho Mário Abdu Benítez do Paraguai, que extraditou um bandidão do tráfico nesta semana, e que se mostra muito decidido, mas os demais ...se ouvirmos o nome nos perguntamos " já ouvi falar, mas agora não me lembro quem é ?!".

Chile...Sebastián Piñeda

Iván Duque...Colômbia

Lenín Moreno...Equador

David A. Granger...Guiana

Martín Vizcarra...Peru

Dési Bouterse...Suriname

Tabaré Vazquez...Uruguai

Se colocarmos os países dentro do mapa continental, muitos não saberiam preenchê-lo com os nomes , acertariam alguns mas não todos, e olhe que são apenas doze ?!!

Se perguntarmos sobre as capitais , alguns poderiam acertar mas a maioria tropeçaria algumas vezes, ou se confundiria trocando-lhe a posição.

Se perguntarmos sobre escritores, artistas e nomes de personalidades relevantes mundialmente, poucos saberiam sequer mencionar meia dúzia, ou identificar-lhe suas origens.

A verdade é que não olhamos por cima do muro, o brasileiro pouco se interessa pelos seus onze irmãos, e nem entendem muito bem a importância que eles tem além da aproximação geográfica.

A palavra "irmão" se aplica muito bem, é assim que se referem uns aos outros ...nações irmãs. Só nos lembramos deles na época da "Copa América".

Se não sabemos quase nada dos que estão ao nosso lado, se não conhecemos direito a rua aonde moramos, como entender o bairro e a cidade ?

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 20/11/2018
Código do texto: T6507059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.