Crônica a José Saramago

Crônica a José Saramago

Ribatejo um lugar pobre, lugar humilde onde nasceu o nosso maior escritor: José de Souza Saramago. Li recentemente o ensaio sobre a lucidez e me encantei cada vez mais com a escrita fabulosa do autor de Caim, o maior homem de letras do nosso tempo. Eça de Queiroz foi fantástico no entanto Saramago merece a nossa admiração como leitor e amante das boas letras. Memorial do convento livro que o levou ao nobel, tem um imaginário enorme e uma verdade sem igual no gênero. O nosso beletrista acabou com muita besteira da gramática a começar pela pontuação contando a sua história apenas com ponto final e vírgula. Lendo qualquer um livro de Saramago a gente sente vontade de não parar mais, tão gostosa é a leitura das obras deste autodidata que não foi doutor em nada, entretanto chegou ao nobel e fez fama como nenhum outro escritor português do seu tempo. Li muitos livros do Eça de Queiroz, de Ramalho Ortigão de Guerra Junqueiro ainda assim tiro o chapéu para o autor de o Evangelho segundo Jesus Cristo, porque a sua escrita é fascinante e nos leva ao conhecimento na arte literária, da maneira como devemos escrever e dizer o que é preciso ser dito. Levantado do Chão conta a história de um pai pobre de uma família miserável de um homem inveterado com todos os detalhes. Em 2000 tomei contato com a obra do grande literato e passei a ler bastante e tentar interpretar o pensamento do poeta português. Encetei a leitura de Viagem a Portugal eme parece que eu estava nas terras do velho Eça de Antero de Camilo de Cesário Verde e tantos outros imortais da língua portuguesa tão mal falada no meu Brasil. Como Saramago também nasci num lugar pobre distante das boas luzes e num meio quase que inculto. Eu tenho por este grande escritor uma profunda admiração tanto pela obra como pelo homem de carne e osso que foi o nosso imortal artista que sem recurso financeiro deu ao mundo uma lição de moral e mostrou aos donos do dinheiro que tudo é possível quando a gente quer. Não conheci josé Saramago nem mesmo na televisão no entanto tenho a obra do grande mestre e através da Companhia das Letras. Palavras de Saramago foi o primeiro livro que comprei do genial escritor e logo depois Levantado do Chão que me fascinou tanto que não deixei de ler mais. Antes de José Saramago meu ídolo era José Lins do Rego, contudo o autor de A Bagagem do Viajante tem lugar preferido no meu coração e na minha sã consciência.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 22/11/2018
Reeditado em 22/11/2018
Código do texto: T6509147
Classificação de conteúdo: seguro