O OURO DO SÉCULO 21 PODE SER NOSSO?

Cério, gadolínio, lutécio, promé­cio e érbio; sa­mário,­ térbio e dis­prósio; hólmio, túlio e itérbio. Essa lista de nomes esquisitos e pouco conhecidos pode parecer a escalação de um time de futebol de várzea, que ainda teria no banco de reservas lantânio, neodímio, praseodímio, európio, escândio e ítrio. Mas esses 17 metais, chamados de terras-raras, fazem parte da vida de quase todos os humanos do planeta. Chamados por muitos de “ouro do século 21”, “elementos do futuro” ou “vitaminas da indústria”, eles estão nos materiais usados na fabricação de lâmpadas, telas de computadores, tablets e celulares, motores de carros elétricos, baterias e até turbinas eólicas. Apesar de tantas aplicações, o Brasil, dono da segunda maior reserva do mundo desses metais, parou de extraí-los e usá-los em 2002. Agora, volta a pensar em retomar sua exploração. Matéria: Planeta.

Não posso crer, que o Fato de ser abandonada, pode ter sido um disfarce para a exploração clandestina, tal como acontece na Amazônia onde minérios e vegetais preciosos são extraídos clandestinamente. Eu não sabia disso! O Brasil é um país privilegiado e poderia ser sem favor uma das grandes potências mundiais, mas em vez disso, somos campeões em corrupção desgoverno e falcatruas de toda sorte.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 25/11/2018
Código do texto: T6511379
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.