Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Matutinos e Notivagos

  Existem algumas pessoas que na maioria das vezes, são injustiçadas e incompreendidas, rotuladas como preguiçosas e até mesmo irresponsáveis, simplesmente porque não se enquadram naquele esquema, que não sei quem inventou, de que pessoas trabalhadoras e responsáveis são aquelas que acordam bem cedinho, logo pela manhã.

  E que apesar disso, reclamam sempre da falta de tempo!

  Estabeleceram que o melhor horário para o funcionamento do comércio, dos bancos, das pessoas, enfim, do mundo, seria a partir de sete ou oito horas da manhã.

  Horário caótico e completamente ilógico e difícil de ser seguido para os notívagos, ou seja, aquele grupo de pessoas que não consegue, como a maioria dos “normais” ter sono entre dez e meia noite, e acordar pela manhã esbanjando vitalidade, ânimo e disposição.

  Diferentemente destes matutinos, os notívagos conseguem ser mais produtivos a noite e pela madrugada a dentro, e também conseguem ter mais atenção, energia, disposição e ânimo, justamente naquele horário em que a maioria diz ter sono.

  Ao contrário do que pensam os matutinos, que erroneamente costumam classificar os notívagos de preguiçosos, eles conseguem durante a noite e pela madrugada adentro, serem bastante trabalhadores, dinâmicos e produtivos. Inclusive, cientificamente foi comprovado que esta diferença é realmente orgânica, e se origina por fatores genéticos!

   Dois grupos de pessoas: os matutinos e os notívagos. Tudo bem? Não, nada bem porque dizem que “quem madruga Deus ajuda”, “dormir até tarde é coisa de malandro”, “acordar tarde é coisa de gente preguiçosa” e ser preguiçoso  é considerado um defeito horrível, principalmente na concepção dos que se denominam responsáveis e que, religiosamente seguem esquemas e normas pré estabelecidas.

  Somos minoria e só por isso, somos constantemente desrespeitados.

  Todas as pessoas responsáveis acordam cedinho lá pelas seis ou sete horas da manhã. Certo? Não. Erradíssimo!

  Muitos notívagos, que inclusive são pessoas super responsáveis, podem estar iniciando o sono justamente neste horário.

  Imagina um notívago ligando para a casa de alguém, quando está acordado, super animado, cheio de idéias, às duas horas da manhã, por exemplo. Certamente seria considerada insanidade ou falta de respeito!

  Pois é, o matutino liga para qualquer pessoa as oito, nove e até as sete horas da manhã! Puro egoísmo!

  Antes, quando me forçava a entrar neste esquema matinal, e acordar cedinho com o barulho do despertador, me enquadrava como insone, e a única coisa que conseguia era ficar rolando na cama quase a noite toda, e passar a manhã inteira sonolenta e pouco produtiva.

 Agora, que me permito respeitar meu horário biológico e me assumir como autêntica notívaga que sou, consigo ser altamente produtiva e criativa. E muito mais feliz!

   Como geralmente não consigo dormir antes das duas da manhã, aproveito este meu tempo para ler, escrever e pensar em coisas que antes não tinha tempo, pois me obrigava a deitar cedo para inutilmente tentar dormir e conseguir levantar da cama ao amanhecer.

  Hoje, descobri que a melhor maneira de realmente aproveitar o tempo, é viver intensamente a vida, é me conhecer e não negar as minhas peculiaridades, pois são exatamente elas que me propiciam a capacidade de, por exemplo, estar aqui agora, tranqüila e feliz, às duas e quinze da manhã, escrevendo este artigo, ao invés de estar rolando na cama, impaciente e ansiosa, por não conseguir dormir!


Francisquini
Enviado por Francisquini em 14/09/2007
Código do texto: T651610
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Francisquini
Lavras - Minas Gerais - Brasil, 57 anos
177 textos (12712 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 14:45)
Francisquini