Um militar democrata.

Por estranho que possa parecer, o único presidente militar que eu respeito, mesmo não aceitando a ditadura, foi Castelo Branco, justamente o primeiro ( 1964-1967).

Que fique claro, não levanto bandeira por ele e nem por ninguém, pois ele fez parte do golpe militar que destituiu Goulart, mas a sua postura política merece respeito.

A sua intenção era passar o Brasil à limpo e devolver o país à democracia, uma rápida missão , uma passagem apenas contra o que chamavam de evitar o comunismo, e depois retornar à caserna.

Ele sempre dizia que o papel do militar era proteger a democracia e não governar. Frequentemente indagava; " Mas, isso é assunto de militar ?" - Lembro que era um homem muito culto, estudado na Europa e nos EUA, um cearense da família de José de Alencar ( o escritor).

Haviam duas facções entre os militares ; Os Castelistas ( democratas), e os Costistas ( linha-dura), referente ao presidente que o substituiria, o General Costa e Silva , que iniciou os anos de chumbo.

Mesmo sendo um militar Castelo era um homem aberto ao diálogo, sabia escutar e respeitava os direitos dentro da sua doutrina, mostrando de certa forma que ser um militar não significa fechar as portas da cultura e da racionalidade.

O seu sucessor, Costa e Silva dialogava com os americanos às claras, pensando o oposto a Castelo, e este sim, imaginava um país que deveria caminhar oprimido, sob jugo dos yankees, iniciando o ciclo mais terrível da nossa história, e à seguir vieram Médici e Geisel, quando mais se torturou e matou oponentes ao regime, já nos anos 70.

A história reconhece tudo isso, não sou eu quem está falando, tanto é que muitas praças , viadutos e outros logradouros tiveram seus nomes modificados de alguns anos para cá, inclusive o Elevado Costa e Silva, que ironicamente hoje se chama E.Pres. João Goulart, e os familiares daqueles que morreram pela liberdade, receberam indenizações como forma de reparação do Estado.

As pessoas podem ter fardas ou apenas um giz, podem defender suas ideologias e acreditar positivamente, mas não podem ser assassinos disfarçados de verde oliva.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 06/12/2018
Código do texto: T6520793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.