EMIGRAR!

Decidir por buscar novos horizontes, literalmente, deixando aqui, suas origens, costumes, referências, preferências também, gera uma opção de cenários previsíveis a ansiar, tais quais: ambiente com qualidade de vida e estrutura melhores, ou ainda, "oportunidade de trabalho".

Resta ponderar, se estar longe de seu clima, língua, circulo social, cidadania nacional, numa atmosfera que apesar de ter ressalvas, também pode ter condições gerais atrativas, num país de tantos contrastes, de bons e maus exemplos, sendo assim, deixar este contexto, para viver no exterior, em seu "oásis" da vida mais elevada, que atrai em promessas de perspectivas favoráveis, no aspecto macro, mas nunca garante a satisfação e a tranquilidade pessoal, de forma ampla e plena.

Viver num local mais evoluído, organizado, estruturado, em tese é bom, mas até onde um "forasteiro" será absorvido e bem relacionado, em convivio integral, por esta sociedade local? Terá as mesmas oportunidades de trabalhos, além dos básicos, operacionais, tendo possibilidade de acesso também, aos mais reconhecidos socialmente e melhor remunerados? Irá ter adaptação ao clima, quanto ao tempo e comportamental, entre as pessoas, deste outro pais, muitas vezes, distintos ao que você sempre viveu?

Você viverá em garantias jurídicas, de cidadania e respeito civil, nesta outra nação?

Enfim, você se sentirá plenamente adaptado, por todos estes motivos, o suficiente para dizer: EU SOU FELIZ AQUI?

Esta certeza, é bem verdade, não se tem em lugar algum, mas é bem melhor ser feliz, num ambiente em que você se sinta parte integrante, de fato e de direito, onde se tenha raízes, influências e sintonia cultural, o lugar que entenda até suas gírias, sotaques e vice versa.

É sempre bom, conhecer lugares diferentes, porém VIVER fora do seu universo originário, é um grande desafio a sua própria natureza interior.

Dizem que o mundo é uma aldeia global, mas com muitas tribos diferentes, assim, cabe a cada um, na oportunidade de decidir, optar pela que mais lhe traga, os frutos de sua VERDADEIRA, não superficial, FELICIDADE ambiental, satisfação pessoal!