CENAS COTIDIANAS - OS DUENDES DO MERCADO

* Essa foi uma aula de entendimento da psicologia infantil.

Entrei no corredor do supermercado atrás da bolacha da vaquinha (piraquê leite maltado) e já reparei que o menino ameaçava uma birra. A mulher meio impaciente. O menino, de talvez uns 4 anos, insistia em tirar da prateleira um pacote de bolacha recheada (convenhamos que um pacote colorido e cheio de desenhos parece muito mais interessante pra uma criança).

MAE: Não, filho! Deixa o pacote ai _disse a mulher tirando o pacote das mãos do menino e devolvendo-o para a prateleira. _A mamãe já pegou aquela que você toma com o leitinho.

O menino com jeito de bravinho já ameaçava o berreiro. (Criança chata! – eu pensava)

MÃE: Ali ó! Você quer ajudar a mamãe a empurrar o carrinho igual o pai faz?

O menino foi na prateleira de baixo e pegou outro pacote.

A mulher tentou pegar o pacote do menino e depois simulando espanto aproximou o rosto da prateleira de cima e exclamou: Nossa! Eles existem mesmo!

O menino parou com a birra atento e curioso. Eu disfarçando no corredor pra ver o que a mulher tava aprontando.

MAE: Você viu aquilo filho? Ela pegou o menino e colocou no colo. Tá vendo ali?! O menino óbvio que não viu nada e ela acrescentou: _Tá vendo ele correu! O duende do mercado. Depois a “louca” colocou o ouvido perto da prateleira e falou com o menino: Ele tá sussurrando que só aparece pra criança que não atrapalha o trabalho deles e deixa os pacotes de bolacha onde eles colocaram.

O menino é claro ficou quietinho e eu internamente parabenizava e admirava a forma lúdica dessa mulher educar seu filho.

(Publicado originalmente no Facebook em 17/09/2017)