CENAS COTIDIANAS - O MENINO DA BICICLETA

Embora eu não tenha filhos isso nunca me impediu de ter um olhar critico para a criação de filhos dos outros. Pode ser bom senso, inteligencia emocional, leituras, conhecimentos de psicologia, olhar analítico ou tudo isso junto. O que sei é que as vezes me espanta como pais mal educados reproduzem nos filhos a educação errada que receberam, mesmo carregados de amor e boas intenções (assim acredito).

Eu estava sentado num quiosque na entrada do parque, local escolhido para caminhada e leitura de um livro. O casal chegou com o menino de uns 3 ou 4 anos, a mulher com uma biclicleta grande pronta pra acompanhar o menino nas pedaladas e o homem carregando uma mini bicicleta do Ben10 com rodinhas.

Pararam na minha frente (sou escolhido pra ver certas cenas). O pai pôs a bicicletinha no chão o menino subiu e ele começou a empurrar encorajando o menino: "Vai filho, pelada!"

O menino assustado desceu da bicicleta. Estava com medo.

HOMEM: - Filho, você não vai andar?

O menino não respondeu.

MULHER: - Ele tá com medo - disse para o marido. Depois falou pro filho: - A Rebeca anda. Sua irmã é mais corajosa que você e anda melhor que você.

(Pronto o estrago estava feito na autoestima do menino. Me pergunto: Pra que comparar um filho com outro? O menino mesmo que de forma inconsciente ouve aquilo e pensa " Meus pais amam mais ela do que eu porque ela é corajosa e eu sou um fracassado").

Na minha opinião qualquer revista Crescer ensinaria isso a esses pais, mas brasileiro gosta de ler? Pior, se orgulha da própria ignorância, ainda que existam exceções.

MENINO: Já quase chorando ainda tenta argumentar "Ela é mais grande que eu"

HOMEM: Você é menino. E menino tem que ser mais corajoso. Sobe aqui e vamos tentar andar.

(Me pergunto ele está criando um filho ou um modelo competitivo?) Me recuso a referenciar nesse texto esse casal como pai e mãe. Pra mim são reprodutores, embora bem intencionados, não dominam o minimo de psicologia infantil.

SER PAIS É MAIS DO QUE TER FILHOS.

(Publicado originalmente no Facebook em 01/10/2017)