Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Aldo e a ousadia de Lula

Não me lembro se no Sul a palavra ousadia além de definir coragem, destemor, arrojo, galhardia, também quer dizer audácia, petulância, atrevimento e, por extensão sem-vergonha. No Nordeste aqueles que passam à mão na retaguarda das moças são ousados, é uma palavra muito usada neste sentido.

Assim sendo a minha pequenina Sammhyra, hoje com seis anos, desde que começou a falar quando alguém passava a mão no seu bumbum ia logo dizendo “ó ousadia”. Agora, mais crescida admite que sua mãe o faça, os tios, irmãos e até o pai que não se atreva, pois além de receber um “ousado” pelos ouvidos correr o risco de um tabefe pelas ventas. Ela é assim e não aceita ousadia, palavra que ainda não aprendeu todos os significados, tal como uma série de outras palavras desconhecidas e que, pela curiosidade natural da idade, a cada dia vem com uma nova para que expliquemos.

Fã de televisão acompanha novelas como poucos espectadores, e com a telinha aprende coisas boas e más. O que fazer? Mudar de canal quando novela é muito ousada, por exemplo. Mas a pequena Sam sabe que ela deve dar boa noite e dormir antes das vinte e uma horas, afinal acorda bem cedo para ir a sua escolinha. Não deu outra, aparece na televisão uma propaganda institucional do PCdoB que fala de ousadia! Tece méritos ao governo e a re-eleição de Lula, e depois aparece um jovem par de caras pintadas que afirma “na hora certa a gente ter que ser ousado”.  Sammhyra não gostou.

Com cara de poucos amigos Sammhyra deu boa noite a todos, virou as costa para a telinha e disse em alto e bom som: “Esse homem é muito ousado falando de ousadia na hora que criança está acordada, não voto mais nele”. Justamente na hora em que Aldo Rabelo era quem falava. É para se refletir; se o PCdoB ficar elogiando a ousadia do PT vai perder muito voto em sua linha histórica.

***************

(*) Seu Pedro é o jornalista Pedro Diedrichs editor do jornal Vanguarda, de Guanambi, Bahia, elogia os partidos que ousam ser sérios, mas se retrai quando vê muita “ousadia”.
Seu Pedro
Enviado por Seu Pedro em 16/09/2007
Código do texto: T654528

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Seu Pedro, Pedro Diedrichs, - Jornalista do Sertão / Editor de jornal Vanguarda, Guanambi, Bahia). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Seu Pedro
Guanambi - Bahia - Brasil, 69 anos
370 textos (73351 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/17 04:43)
Seu Pedro