FESTAS DE FAMÍLIA
Chequei á casa da minha filha quase três horas depois do combinado.Os preparativos para a comemoração da noite estavam sendo feitos.Os netos brincavam na piscina numa grande,lgazarra como sempre.Os mais velhos - tios ,primos e as mulheres da casa - desdobravam-se na preparação das mesas ,dos pratos a serem servidos e da decoração.Na sala de festas Aninha e Débora criavam um painel que eu denominei de "Ancestralidade".Nossos antepassados  ,os principais acontecimentos da família,fotos das crianças ,hoje,adultos e da nova geração atual representados uma volta ao passado.
A presença constante de Dita,tão esperada, do alto dos seus 83 anos,sessenta dos quais junto á nossa família,baluarte da nossa existência,que assistiu meu casamento,viu nascer todos os meus filhos que ajudou a criar e quase todos os meus netos e bisneta.Faz parte da nossa ancestralidade,pertence á nossa família como uma irmã de sangue.
Meu filho mais velho,Osvaldo, sentadinho perto de uma mangueira  recuperava-se de um AVC recente.Já pode andar sozinho e já fala corretamente.Esta foi a nossa maior vitória deste ano.Tê-lo aqui,perto de nós e com direito a todo nosso carinho numa explosão de amor e felicidade.
Cervejas rolavam e eu trouxe ponche,a centenária receita da minha mãe.Um dia terei que ensiná-la a alguém porque a família é isso ,uma corda de areia que se enovela através de séculos,a ressurreição da carne de que nos fala o Livro Sagrado.
O jantar era para ser "en petit comité",mas,acabou tendo mais de trinta pessoas.Nossa família,seis filhos e treze netos,,alguns com suas esposas e esposos,mais uma bisneta e a família do marido da minha filha,a noiva do meu neto ,além de Lene e Alec,que cuidam de mim , dos meus assuntos,alem dos meus gatos.
Vieram quase todos.Faltaram cinco   netos e netas, mas,veio de Aracaju ,Adilson e família.Uma alegria só!
A grande sala de festa ficou lotada.Depois das preces de agradecimento  cada um avançou para a mesa repleta de deliciosas iguarias  ,pois,as meninas capricharam! Sobremesas capazes de tirar do sério frades capuchos e freiras carmelitas.Todos ,com muito prazer mandamos a dieta ás favas! Temos todo o resto do ano para caprichar nas esteiras e caminhadas.
Tudo foi filmado e reproduzido.
Membros da família expressaram seus  pensamentos  sobre a importância da família e da união entre nós,capaz de transpor até a barreira da morte.
Como matriarca me coube o melhor ângulo e a melhor cadeira;de onde pude comparar a família a uma árvore frondosa que dá bons frutos,mas,cada galho floresce e se desenvolve em direções diferentes, porém, todos vindo do mesmo tronco e com a mesma raiz.E professando os mesmos valores.
 Olhando para todos eles me senti vitoriosa e recompensada;De onde estiverem  pude apresentar a meus pais e ancestrais a nossa família.E eles devem ter espiado de um canto qualquer dos páramos,enchido o peito de orgulho e voltarem a dormir em paz.
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 08/01/2019
Reeditado em 08/01/2019
Código do texto: T6545948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.