Só na espontaneidade se cria.

Já fiz canções sobre temas fortes como a depressão, separação , medo , solidão e coisas assim, o que não significa que estivesse falando de mim ou me sentindo triste.

Como disse John Lennon em uma entrevista, " quando não estamos bem não conseguimos compor", ele se referia não só ao estado emocional mas claramente ao uso de ácidos ou bebidas. Durante as gravações de estúdio os The Beatles tomavam chá com leite , como é costume na Inglaterra.

Quando escrevi " Cantar da Agonia" , que é sobre a depressão , eu não estava deprimido, apenas sensível para escrever sobre esse tema, e quando fiz "Miedo", o mesmo, apenas queria fazer uma canção em espanhol falando sobre os nossos temores, os que precisamos enfrentar.

O processo de criação exige muita energia, dedicação e experimentos, mas o principal é a criatividade, ter um embrião para se desenvolver e fazê-lo de forma que te satisfaça, sem pensar nos outros, o único compromisso é com você mesmo. Um processo muito diferente do " brainstorm", tão usado por empresas , a chamada tempestade cerebral ( que aliás eu detesto).

Este tema me surgiu ao ler um texto da colega professora Maria de Fátima, lá do Rio Grande do Norte, onde ela define o que é ser poeta, e eu gosto muito de definições, de como as pessoas definem as coisas à sua maneira.

No meu caso a letra vai surgindo junto com a melodia, como se a tivesse perseguindo até se encontrarem, é diferente de escrever um poema, pois a música pede palavras e rimas como se tivesse vida própria, tanto a letra quanto a música são igualmente importantes, ambas falam sobre o tema, é o que podemos chamar de harmonia.

A letra de uma canção por si só não tem a força de uma poesia, onde reina absoluta, pois em uma canção é a metade da composição. Quando publico a letra de uma canção e alguém elogia, fico sempre com a pulga atrás da orelha, e me pergunto ; " Caramba , a pessoa nem ouviu a música ", e por isso sempre escrevo no final; " A canção está nos meus áudios ".

Como diz a composição do Walter Franco; " Tudo é uma questão de manter, a mente quieta, a espinha ereta e um coração tranquilo ".

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 23/01/2019
Reeditado em 23/01/2019
Código do texto: T6557320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.