o livro

Desde os meus dez anos que o livro me acompanha e me ensina algo intressante e me leva a qualquer lugar do mundo. Quando eu quero conhecer os costumes da França basta eu ler Victor Hugo,ou Gustavo Flaubert ou o nosso Alberto Camus e muitos outros talentos da literatura francesa. Somente o livro me dá este conhecimento fantástico sem precisar que eu saia do lugar que estou e amo. A leitura para mim virou uma coisa necessária porque através da leitura aprendo a falar correto conhecer a ortografia das palavras e depois escrever os meus textos com muita segurança. O livro foi e é a minha bússula porque através dele eu alcanço algo sublime e faço sonetos perfeitos tanto na métrica, como no sentido e num portugues culto ou na forma culta como manda a gramática da nossa língua tão pouco estudada neste Brasil idiota. O meu amor pelos livros é tão grande que eu deixo de comprar uma roupa boa, para dar cem ou duzentos reais num livro bom. Aos oito anos eu já levava um livro debaixo do braço para lê-lo no roçado quando a gente ia apanhar algodão. A tia Marica foi quem botou na mina cabeça o amor pelos livros e pela leitura contínua e salutar. A minha humilde biblioteca tem talvez uns mil livros que os leio sempre. Muita gente se preocupa com a minha vida artística e sobretudo com a minha admiração pelos livros que são na verdade meus verdadeiros amigos até hoje. Quem não lê, não tem conhecimento nenhum, não sabe falar, não sabe escrever correto e muito menos se tornar um artista qualquer. Veja os nossos jovens falando errado escrevendo pior, embora o famoso ENEM os aprove. O Brasil não quer homem culto não admite a boa leitura e muito menos a intelectualidade. As nossas escolas não têm hábito de leitura e quando lê é de uma maneira tão triste que causa até vergonha. Ninguém poderá ser culto se não lê um bom livro ou muitos livros. Segundo a biografia de Machado de Assis o autor de Helena fez apenas o primário no entanto é o maior prosador da língua portuguesa no Brasil. Sem dúvida alguma o mestre Machado de Assis foi um inveterado pelo livro e tinha uma vontade assídua pela boa leitura. Se não fosse o livro eu não teria chegado a lugar nenhum e nem escreveria os meus textos de maneira coerente. Posso até não saber patavina alguma contudo o livro ainda é o meu melhor parceiro.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 25/01/2019
Código do texto: T6559261
Classificação de conteúdo: seguro