Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SACANAGEM

Política o que é isso?
Dias atrás meu pai me perguntou se eu sabia quem era o "ministro" do senado.
-E eu sei lá! Respondi sem pensar direito.
-Que vergonha! Foi o que ouvi.

Vergonha é o que eles andam fazendo com a própria política. Um absurdo!
Sou completamente ignorante nesse assunto. Deve ser por tamanha bagunça. Brincam, pintam, bordam e termina tudo em pizza. O que seriam deles se não fosse essa simples palavra, absolvição.
Nós brasileiros assistimos tudo como se fosse um filme de sacanagem. Mas política é isso, pura sacanagem! Somos telespectadores patéticos com a cara de palhaço. Fazer o que? Relaxar e gozar como aconselhou a nossa ministra do turismo diante da crise aérea. Tão simples!

Na última eleição fui toda orgulhosa acreditando que estava fazendo um ato nobre, importante para o país. Na verdade, hoje percebo que votei porque sou obrigada a tal ato. E ainda dizem que existe democracia. O voto é obrigatório, se não fizermos essa ação tão esplendida, temos que dar justificativas, satisfações para não sermos penalizados. Somos obrigados a escolhermos alguém que não vai roubar, porém pode muito bem desviar e depois ser absolvido pelos próprios colegas. Nós só escolhemos, eles decidem o resto.

“O voto é uma regra de boa conduta estabelecida para o cidadão brasileiro que vive em uma democracia.” Ou seja, é regra, é obrigação, direito e dever ao mesmo tempo constituído que se resume plenamente no ato de votar. Somos nós eleitores que devemos ter boa conduta! E depois? Não teríamos o direito de participação e de decisão no rumo da política brasileira? Por fim, vivemos a democracia: “governo do povo, pelo povo e para o povo”. Isto quer dizer que tudo que ocorre: gafanhotos, vampiros, mensalões, mensalinos, sanguessugas, valerioduto e mais uma lista imensa de escândalos; tudo isso é para o povo, é o que merecemos, é o que temos direito. E o mais interessante, somos impotentes a toda essa sacanagem.
Bárbara Gomes
Enviado por Bárbara Gomes em 18/09/2007
Reeditado em 18/09/2007
Código do texto: T657629

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Bárbara Gomes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Bárbara Gomes
Itabuna - Bahia - Brasil, 31 anos
44 textos (6299 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 13:01)
Bárbara Gomes