SACANAGEM

Política o que é isso?

Dias atrás meu pai me perguntou se eu sabia quem era o "ministro" do senado.

-E eu sei lá! Respondi sem pensar direito.

-Que vergonha! Foi o que ouvi.

Vergonha é o que eles andam fazendo com a própria política. Um absurdo!

Sou completamente ignorante nesse assunto. Deve ser por tamanha bagunça. Brincam, pintam, bordam e termina tudo em pizza. O que seriam deles se não fosse essa simples palavra, absolvição.

Nós brasileiros assistimos tudo como se fosse um filme de sacanagem. Mas política é isso, pura sacanagem! Somos telespectadores patéticos com a cara de palhaço. Fazer o que? Relaxar e gozar como aconselhou a nossa ministra do turismo diante da crise aérea. Tão simples!

Na última eleição fui toda orgulhosa acreditando que estava fazendo um ato nobre, importante para o país. Na verdade, hoje percebo que votei porque sou obrigada a tal ato. E ainda dizem que existe democracia. O voto é obrigatório, se não fizermos essa ação tão esplendida, temos que dar justificativas, satisfações para não sermos penalizados. Somos obrigados a escolhermos alguém que não vai roubar, porém pode muito bem desviar e depois ser absolvido pelos próprios colegas. Nós só escolhemos, eles decidem o resto.

“O voto é uma regra de boa conduta estabelecida para o cidadão brasileiro que vive em uma democracia.” Ou seja, é regra, é obrigação, direito e dever ao mesmo tempo constituído que se resume plenamente no ato de votar. Somos nós eleitores que devemos ter boa conduta! E depois? Não teríamos o direito de participação e de decisão no rumo da política brasileira? Por fim, vivemos a democracia: “governo do povo, pelo povo e para o povo”. Isto quer dizer que tudo que ocorre: gafanhotos, vampiros, mensalões, mensalinos, sanguessugas, valerioduto e mais uma lista imensa de escândalos; tudo isso é para o povo, é o que merecemos, é o que temos direito. E o mais interessante, somos impotentes a toda essa sacanagem.