PEQUENOS E MÚLTIPLOS CURRAIS VIRTUAIS?

Podia-se compartilhar ilimitadamente no WhatsApp. Depois essa faculdade foi restringida a apenas vinte e após a eleição de Jair Bolsonaro (coincidência?), os usuários ficaram restritos a apenas cinco compartilhamentos de cada vez.

No Facebook, este humilde usuário metido a “escriba” voluntário, avulso, popular e independente, sem nenhum outro objetivo que passasse além do prazer de escrever, ler, comentar, debater e enfim, apenas interagir nas redes, chegou a se incomodar, confessa, com o seguinte fato: às vezes ficava desiludido, pensando que suas postagens eram vistas apenas por um pequeno grupo de amigos, quase sempre os mesmos e que em média, não passariam de uma dezena, embora os tenha em quase sete centenas. Mas depois deixou de lado essa preocupação e continuou a deitar falação no facebook, se auto consolando com a hipótese de que, se era visto por um pequeno grupo de amigos, por outro lado também o era por uma imensidão de internautas, mundo afora, não oficialmente amigos “facebokeanos”, pois que, seu perfil era e é aberto ao público.

Ledo engano!

Recentemente tem observado amigos levantando dúvidas sobre se estaríamos sendo vistos por todo o público ou se estariam nos colocando para sermos vistos por certo número de pessoas ou grupos criados pelo “Grande Irmão”.

E pôs-se a imaginar: e se o “grande Irmão” de forma imperceptível para nós, estivesse nos limitando a pequenos currais ao alvedrio dele, o Big Brother, “in causu”, travestido de Facebook? Ah meu Deus! Por quê eu tinha que ter lido, na minha longínqua adolescência, o grande “George Orwell” na sua fabulosa obra de ficção, 1984?

Araken Brasileiro – tem dito.

ARAKEN BRASILEIRO
Enviado por ARAKEN BRASILEIRO em 02/03/2019
Código do texto: T6587916
Classificação de conteúdo: seguro