Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Qual educação?

Qual educação?

 
Como já nos acostumamos com tudo que nos enfiam goela abaixo, sem chorar, parece absolutamente normal o nosso sistema escolar. Mas, ouçamos a eterna pregação contra as medidas alienantes que estão por aí, feitas pelo educador Paulo Freire, décadas atrás, que diz que: "para ser válida, toda educação, toda ação educativa deve estar precedida de uma reflexão sobre o homem e de uma análise do meio de vida concreto do homem concreto...", "...a quem queremos ajudar a educar-se". Ou seja, educar-se é uma ação global, dependente da sociedade como um todo. Como o todo vai mal, as partes com certeza estarão mal.
O Ensino Brasileiro é igual a inúmeros valores desvirtuados e deturpados que se praticam na sociedade brasileira. Na escola pública as pessoas acham que devem deixar tudo como está e nunca tomam medidas sérias e responsáveis. Na particular o lucro a qualquer custo, o que tem uma certa lógica. O professor não está motivado, entre outras coisas, pelo baixo salário. Correto. Mas, e as bibliotecas inexistentes? E os laboratórios caindo aos pedaços? No Ensino Superior oferecem cursos de baixo investimento, e mesmo aqueles que tem uma demanda momentânea ou até mesmo inexistente e que nem sempre são os que atendem os anseios da sociedade. Hoje, com algumas ressalvas, não estamos preparando gente qualificada para entender o que o mundo está produzindo em ciência e da travessia para o futuro. E o que dizer da tal tecnologia? Compramos onde estiver a venda, mesmo que seja o lixo atômico da Alemanha que hoje está em Angra dos Reis. Não geramos conhecimento e, assim, iremos a reboque dos países ditos do Primeiro Mundo.
Para a maioria dos políticos, destes que elegemos sempre, a solução dos problemas sociais não lhes interessa e povo instruído, para eles, significa problemas e atrapalha seus planos pessoais. Por sua inspiração o conteúdo curricular também é manipulado e alienante, não se tratando de questões relevantes com a devida profundidade. Finalizando, retornemos ao muito estudado Paulo Freire, cujas idéias são pouco executadas, ao dizer que a ação cultural para a liberdade é dirigida contra a elite dominadora do poder.

 
Pedro Coimbra
Enviado por Pedro Coimbra em 19/09/2007
Código do texto: T659369

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Pedro Coimbra
Lavras - Minas Gerais - Brasil, 68 anos
18 textos (1291 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/08/17 08:29)
Pedro Coimbra