A MAIS IMPORTANTE INSTITUIÇÃO AOS TRANCOS E BARRANCOS

Quando vislumbramos e nos deparamos com tantas tragédias em nosso país e no mundo ficamos inevitavelmente estarrecidos! E nos perguntamos como o ser humano é capaz de tantas atrocidades? O ideal seria que como o próprio Jesus nos ensinou, “que amássemos uns aos outros!” Lado outro é perceptível que não temos um mundo uníssono em ideais, em sonhos, em busca de caminhos harmônicos. Constatamos que há divisões de pensamentos que não somente nos diferenciam na forma de pensar, mas na forma de agir e de enxergar o outro. E não temos a ínfima dimensão que esse outro é de certo o nosso semelhante, é o nosso próximo! Porque então não operarmos nesse entendimento. O que se destaca também, ainda que não seja a maioria, é que estamos cada vez mais formando mal as nossas famílias, estamos em um oceano de valores invertidos em que infelizmente ainda encontramos pessoas egocêntricas, individualistas e cruéis. Então qual é o caminho?

De fato, é compreendido que uma nação não se faz somente com o Estado, com as autoridades, com entidades e instituições diversas, todavia é mais do que inequívoco que a principal instituição em meio a sociedade é seguramente a família. Contudo ainda não rogamos o devido valor à formação familiar. Ao que continuamente nos é apresentado, consisti em que o seio familiar está desamparado. Os pais inequivocamente formam famílias sem a mínima noção de uma concepção para desenvolvê-la. Isto é, por vezes, é anunciado em alguns meios sociais em razão de que até os namorados, do mesmo modo despreparados se enveredam na vida íntima antes mesmo de terminarem os estudos no ensino médio e de possuírem amadurecimento para lidar com o próximo. E o resultado disso igualmente são pessoas frustradas que se veem imediatamente na responsabilidade de cuidar de um filho que não era anunciado naquele momento. E então as etapas que deveriam ser vivenciadas com gradação e compartimentadas são a fórceps investidas. E quem pode agora fazer algo por esse casal que está no início da juventude, sem perspectivas de futuro e agora têm que alimentar a si próprio e mais um ser humano que está no mundo. Esse casal quando vivia somente com os pais de origem, é bem provável que não desenvolviam tarefa alguma em seu ambiente familiar. E agora estão obrigados a trabalhar fora de casa para sustentarem a embrionária família e mais um filho.

Ainda assim, não quer dizer que se uma família é formada “aos trancos e barrancos” que daí para frente tudo vai ser tortuoso. O que todos precisamos, antes disso, é voltarmos um pouco mais a atenção para esse mundo que não valoramos. Esse universo que apenas enxergamos com preconceito, quando poderíamos fazer muito mais para ajudar na formação da criança e mesmo a uma família nesse estado. A culpa então de tantas tragédias não é somente de uma instituição social que ocupa comunidade. Todos nós podemos ser parte nisso. Isso também é responsabilidade de cada um de nós com os meios que tivermos de instruir, orientar, ajudar de alguma maneira para que crianças, estudantes e filhos sejam mais bem preparados não só em conhecimento. Mais do que informação é imprescindível sabedoria, é indispensável a percepção do outro como um ser de valor e que merece a nossa deferência. Mais do que senso comum ou apenas noções científicas é imperativo o desenvolvimento de inteligência emocional. Quantos de nós não fazemos a menor questão de tratar com consideração nem mesmo quem está ao nosso lado ou o irmão que passa por nós perante as vias de trânsito e os semáforos da vida. Que a luz originariamente amarela nos chame a atenção e também na vida possa ser verde em nossos caminhos e se torne a esperança e a ação para o bem de cada um de nós e sobretudo de nossas famílias.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 16/03/2019
Código do texto: T6599362
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.