CONCEITO E PRECONCEITO
 
"Conceito tem origem a partir do latim conceptus (do verbo concipere) que significa coisa concebida ou "formada na mente".

"Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil".
(tudo Google)

xxxxxxxx


 
Semana passada e início dessa fiz várias viagens usando o Metrô. Foi dureza passar pelo sufoco que a maioria dos passageiros passa todos os dias úteis do ano. Você sabe o que é condução LOTADA, o ar condicionado não dá conta de amenizar o calor gerado por todos aqueles corpos unidos como siameses. O corpo dói imprensado, o calo dói pisado, em certos momentos sente-se falta de ar porque os pulmões não podem expandir o necessário, estão imprensados. Do jeito que a coisa está logo haverá uma turma de brutamontes contratados pelo Metrô para empaçocar passageiros nos vagões.

O contorcionismo que homens e mulheres precisam fazer para evitar que aquilo encoste naquilo é coisa de Cirque Du Soleil.

Constantemente uso o Metrô em horário de menor fluxo de gente humana. Cheio, mas não LOTADO, aí os "problemas" são de outra ordem. Se for sábado ou domingo ensolarado danou-se. O cidadão consciente das suas obrigações é obrigado a aturar uma porrada de gente humana com "alma" favelada.

Cadeiras de praia armadas no vagão, caixas e mais caixas de isopor fedorentas vazando líquidos pelo vagão, dezenas de ambulantes vendendo por dez reais uma coisa qualquer que custa cinquenta nas Americanas, uma barulheira danada.

A questão é:
O que é conceito e o que é preconceito da minha parte.

Uma explicação:
Certa feita um vizinho chamou de favelada à sua vizinha do andar acima do seu porque ela se desfez do jornal jogando-o pela janela. Ela gritou a pleno pulmões que nasceu e sempre morou em condomínio da zona sul, que favelada era a mãe dele. Ele respondeu ser favelado de nascimento, nasceu numa favela em Niterói mas nunca foi favelado na alma, nem sua mãe, não jogavam lixo pela janela.

Nossa cidade nosso país estão repletos de "almas" faveladas. Nem todo morador de favela é favelado. Nem todo favelado mora em favela.

Está meio confuso esse texto mas acho que dá pra entender o conceito.
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 22/03/2019
Código do texto: T6604639
Classificação de conteúdo: seguro