Parâmetros que possam ser olhados .

Às vezes comento em casa sobre o que leio ou escuto na política ,

ouço muito a Globo News ( tem bons jornalistas ) , e nem poderia ser diferente, embora muitas vezes não tenha retorno algum, pois a minha esposa evita os temas.

Sempre comento comparando o nosso sistema com o dos outros países, e ela me diz..." mas tem quem está pior !"- Claro, mas não vai querer que os piores nos sirvam de parâmetro, não é ? Temos que olhar os modelos que funcionam, como o ensino no Chile e na Argentina, que são melhores que o nosso.

Está mais do que provado que a qualidade não está atrelada totalmente ao dinheiro, tem muito a ver com a consciência coletiva e a formação dos profissionais. Você pode formar 30 professores na mesma turma por quatro anos, e mesmo assim terá 30 mestres completamente distintos em tudo, e assim para qualquer profissão.

O bom profissional utiliza o aprendizado acadêmico como base para o seu próprio aperfeiçoamento individual, porque sabe que não basta ser apenas mais um.

Quando fui comprador químico na Ford, por oito anos, lia artigos e livros sobre química, por conta própria, eu queria saber sobre os produtos que comprava, como funcionavam e reagiam, pois durante as reuniões comerciais onde os engenheiros estavam presentes, eu poderia entender também a parte técnica. A isso se chama aperfeiçoamento, escapar do conformismo e do lugar comum. O respeito das demais áreas aumenta muito , começam a te olhar de outra forma.

Não podemos olhar os sistemas educacionais decadentes, como também não os grandes modelos ,pois fugiriam demasiado das nossas realidades, um degrau de cada vez. Ter a humildade de bater na porta do vizinho e perguntar ; " Como você está fazendo que ficou tão bom ?".

Avaliar a quem se deve dar força ? - Será que só porque o aluno é de família pobre, ou negro( cotas raciais) ou sei lá o quê, o governo deve investir nele de olhos fechados ? - Claro que não ! Os verdadeiros valores precisam estar presentes de verdade; capacitação, vontade, necessidade, responsabilidade, comprometimento e dedicação. Os recursos públicos precisam ser valorizados em tudo, até nas pequenas coisas, o dinheiro público é do povo.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 09/04/2019
Código do texto: T6619605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.