COMA O BOMBOM

A musica alta divertia as crianças, que sentadas juntas formavam uma roda, enquanto um pequeno embrulho era passado de mão em mão, com a ordem de que ao parar a música uma prenda fosse paga por quem estivesse com o embrulho

A prenda, que era temida por todos, poderia ser dançar, declamar ou cantar uma música. Todos tinham pressa em livra-se do embrulho não precisando assim expor-se ao publico e nem ser alvo de chacota das outras crianças.

Muito tempo tempo depois, Maria Clara, professora de uma serie de adultos, propõe aos alunos a prática de uma dinâmica, e recordando a brincadeira da infância, avisa que circulará entre eles um embrulho e que à parada da música uma prenda deverá ser paga pelo aluno. Novamente, e como criança, as pessoas apressam-se em desfazerem-se do pequeno pacote, novamente temem o pagamento da prenda, a exposição, o castigo enfim.

A musica pára. Trêmula dona Rosa vê o pacote em suas mãos. Receosa abre o embrulho e confusa lê: "Coma o bombom".

Todos estranham o conteúdo do pacote, sem entender bem, lastimam não terem ficado com eles com tão gostoso presente, quando, então a catedrática explica: Culturalmente estamos mais preparados para surpresas não tão agradáveis, para castigos, não lembrando-nos de que muitas coisas boas estão no porvir, que muitos bombons a vida pode ainda nos oferecer!!!!

.

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 12/04/2019
Código do texto: T6622082
Classificação de conteúdo: seguro