Agora é a vez deles!

Dois senhores conversam hoje no vestiário da academia. Um, de muletas, vinha do Pilates. Outro, de corpo esguio e com pouca gordura corporal, da musculação. Pareciam conhecidos de longa data. Conversavam sobre seus filhos e talvez um ou outro parente em comum. Falavam de jovens que estavam iniciando uma carreira profissional e por isso trabalhavam e estagiavam demais. Um deles disse ter discutido com a esposa por conta disso, uma vez que as "crianças" estavam trabalhando demais:

- Mas é agora que é o tempo de trabalhar, de fazer o futuro!

Ao que o outro replica:

- Sim, tem que trabalhar enquanto tem saúde. Eu já não quero mais nada. Nem pra morrer eu quero correr. Quem quiser que me carregue.

E riam.

O outro completou:

- Agora é a hora deles né?

- Sim, agora é com eles.

"Sim... agora é com eles". Confesso que eu prestei bastante atenção na conversa, pois era amigável e assuntos como o futuro e a velhice me interessam. Porém quando se tratou desta "troca" de gerações e suas atividades para manter a engrenagem da vida funcionando eu travei.

Sim, pois os meus filhos também estão chegando na hora deles.

E eles estão atualmente em uma de suas horas. A hora de descobertas, de conhecerem alguma liberdade, de descobrirem que não sou um super-herói e de perceberem que a vida vai depender muito deles em breve.

E não é que eu também estou na minha hora?

Estou na hora que meu pai já esteve: de olhar para os filhos na praça, orgulhoso, enquanto andam de bicicleta; de receber o salário e fazer contas, esperando que algo sobre, para uma ou outra extravagância; de ver a esposa ainda linda, mas com o sinal do tempo no rosto; de olhar pra trás e ver quanto já passou - talvez mais do que ainda tenha pela frente; de reconhecer que o fim é de verdade e não vai dar pra fugir dele.

Sim, a hora dos filhos dos dois senhores chegou.

Mas a nossa hora a cada dia chega. Cada dia é uma "hora" pra alguma coisa.

Mas que bom que podemos identificar as "horas" de quem amamos. Eles fizeram isso muito bem.