Pé-de-moleque; pede, moleque!

Pé-de-moleque; doce típico brasileiro, feito de amendoim com açúcar queimado. Dizem que lembra um pé do dito moleque, que antigamente era sujo e cheio de bolhas (hoje não, tadinho, não pode andar descalço, ai!); outros dizem que a mãe fazia o doce e dizia , quando ele pegava sem permissão : "pede, moleque!"

Seja qual for a origem da expressão, nunca fui muito fã do tal doce ou de qualquer coisa que vá amendoim; exceção feita à paçoquinha, quando está fresca, uma delícia! Na verdade, a única coisa que gosto com amendoim, além dele salgado.

Dito isso, ao industrializarem o doce, costumam utilizar xarope de glicose; quer dizer, vira uma barrinha de concreto, ou quase isso, quando endurece.Aí resolvem fazer bombom de concreto, quer dizer, com um pé-de-moleque tipo concreto e uma camada fina de chocolate. Queria saber quem foi o brilhante criador dessa iguaria culinária, ótima para arrancar pivô; deveria vir com uma talhadeira para quebrar, pois, coitada da faca, sofre para tirar lascas do dito cujo.

Além disso seria um ótimo instrumento de defesa: guarde uma meia dúzia deles no bolso: ao ser atacado, jogue um pé-de-moleque tipo concreto na cabeça de alguém; é uma arma mortal.

Ou então, quando aquele baratinha intrusa passar por sua cozinha, coitada, alvejá-la com um pé-de-moleque, estilo concreto, será fatal. Então, o doce encontrará uma função digna, pois comê-lo não é fácil!