CALO DE MÃE

Quando novinha, pele rosada e lisa, cabelos fartos, andava de saltos altos. Sapatos finos, botas e sandálias de acordo com o momento e com minha vontade.

Calo? Só no dedo médio da mão direita, de tanto escrever. Este ainda é presente e até que gosto dele, resultado de minha terapia à base das letras manuscritas. Ele não me incomoda.

Entrada nos anos (que horrível esta construção frasal) surgiu-me um maldito calo no dedo mínimo do pé esquerdo. Atualmente, é o meu maior inimigo. Fez-me voltar rapidamente para casa hoje, pois uma pelotinha doendo no pé é coisa respeitável.

Tentei ajeitar-me com elegância para o passeio no shopping, com direito a almoço e visita à livraria. Saí faceira e perfumada, ares de quem vai passar uma tarde agradável.

Gente bonita (também perfumada e faceira) fazendo o footing entre lojas, cinemas e novidades.

Eis que uma dor (sem educação) fisga e me tira o conforto. Ele, novidadeiro também, deu o ar da (des) graça. Acabou com a faceirice.

Como já havia almoçado, sentei-me num daqueles providenciais bancos de shoppings. Quem os idealizou deve ter pensado nessas horrorosas novidades de pés que vão dobrando o Cabo da Boa Esperança.

Teimei, recusei-me a comprar chinelos, fui à livraria e comprei dois livros, um deles vai me ajudar, sem dúvida... Filosofia do Cotidiano...

Em casa, tirei os sapatos (tanto que gosto deles!), pus os pés pra cima e decidi: vou procurar um especialista, para que cuide deste tormento minúsculo, mas que faz diferença maiúscula nos planos de um bom passeio.

Penso, então, na história que li sobre a mulher que não tinha pés. Já não odeio meu calo.

Vou continuar fazendo meus passeios, "pois quem tem medo de sofrer é incapaz de desejar" e pretendo ser rica, mesmo que seja em espírito e fantasias.

Valeu a filosofia do cotidiano, nas páginas que leio (com os pés pro alto).

Cuidarei do calo depois.

Dalva Molina Mansano

Maio de 2019.

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 11/05/2019
Código do texto: T6644953
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.