OPINIÃO

OPINIÃO

Somos um país de medíocres. Primeiramente por incompetência, sequenciada pela corrupção e a seguir pelo ressentimento, causa importante de nossa recessão. Não conseguimos avançar com constância e a níveis sustentáveis, pelas mazelas causadas por nossa ausência de conhecimento e sinecuras infindáveis.

Temos ainda o hábito de culpar terceiros por nossos eternos problemas. É de praxe, dependendo da maré, nossos algozes serem, ora americanos, ora cubanos.

Nossa incompetência sistêmica tem como origem a falta de educação e ensino, que só são prioridades, quando governos ousam mexer em castelos recheados de néscios, porque se assim não fosse não estaríamos sempre, em péssima colocação em todas as avaliações que medem nível de conhecimento, do ensino básico ao superior.

A corrupção, velha conhecida, só cresce, graças a impunidade garantida pela “justiça” e ao pouco apreço pelo pensar coletivo.

O ressentimento exacerbado leva-nos sempre ao gozo, quando conseguimos desqualificar nosso oponente, nunca temos adversários, temos habitualmente inimigos. Olhamos para a esquerda, olhamos para a direita, olhamos para trás, mas não temos a capacidade de olhar para a frente, a bússola não tem norte. Vivemos a discutir o século XIX em pleno XXI.

Como dizia um famoso cronista da década de 50/60, “os cão ladra e a caravana passa”, nós ainda estamos latindo e a caravana já passou.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 18/05/2019
Código do texto: T6650208
Classificação de conteúdo: seguro