O RAPAZ DE 40

Em outubro, dois acontecimentos importantes: o Terceiro Encontro da Família Possas, dia 15, lá nos pampas do meu RS amado e dia 11 o aniversário do Estado de MS!

Quanto ao Encontro dos Possas, escreverei em outra ocasião e outro espaço. Deixarei sentar a poeira. Dedicação total.

Quanto ao aniversário deste rapaz de 40 anos chamado de MS, escrevo agora.

Quando aqui cheguei, trazida pelas rodas de um ônibus, com minha família, ele era muito jovem. Tinha apenas nove anos. O tempo passou. Aprendi a amá-lo logo que cheguei. Aqui estudei, trabalhei, fiz amigos e escrevi. Não é paixão resignada: estou aqui porque vim e devo amar o lugar que me acolhe. Não!!! Amo de verdade!!! Cada pedacinho de chão! Cada pôr do sol! Amo sua mistura de culturas! Amo a chipa, a sopa paraguaia, o tereré, a guavira, o chamamé, o ipê, os rios, o dourado, o Pantanal, o tuiuiú, a onça, a sucuri...

No livro A MULHER QUE RI, a personagem gaúcha Júlia, resolve conhecer o estado de MS e viaja descrevendo as cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Bonito, Dourados e Ponta Porã. Ali tem um resumo de MS. Foi o que meu coração mandou escrever!

Está com 40 anos esse guri! Não é mais menino! Cresceu! Evoluiu! E quem merece os parabéns? Sua gente que o ajudou a se formar e transformar! Parabéns a todos!

E assim meu coração fica dividido em dois: quando aqui estou, tenho saudades dos pampas onde nasci e quando lá estou, sinto saudades das morenices daqui! (Ui! Caiu um cisco no meu olho.)

Simone Possas Fontana

(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,

membro da Academia de Letras do Brasil/MS, ocupando a cadeira 18,

membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,

membro da UBE/MS – União Brasileira de Escritores,

autora dos livros MOSAICO, A MULHER QUE RI e PCC,

graduada em Letras pela UCDB,

pós-graduada em Literatura,

contista da Revista Cultura do Mundo,

blog: simonepossasfontana.wordpress.com)