DO TEMPO DO EPA

Tempo do Epa? Quem é "Epa" e que tempo é esse? Eu não conheço o tempo do Epa, mas imagino que deve ser uma redução da expressão "do tempo do Epaminondas". Isso porque Epaminondas é um nome muito antigo, em desuso, obsoleto. É equivalente a expressão "do tempo do Ariri Pistola". Mas quem é ou foi Ariri Pistola? Já procurei por todo lado e nunca encontrei esse cara. Do meu tempo não é, com certeza! Mas, antigo ou não, pode ter existido, senão porque o citariam? O que eu descobri é que "ariri" é uma palmeira comum no litoral nordestino. Será que a expressão veio do Nordeste? Por que Ariri usava uma pistola? Seria Ariri Pistola um cangaceiro?

Em Portugal tem "do tempo da Maria Cachucha". Como também significa algo muito remoto, imagino que a Cachucha portuguesa tenha sido contemporânea de D.Maria, a Louca.

Bem, seja como for, certas expressões atravessam o tempo e suas origens se perdem na memória. Imagino que daqui uns duzentos anos vão estar em voga expressões que serão antigas, referindo-se ao nosso atual momento. Tipo "do tempo dos conchavos", "do tempo das ratazanas", "do tempo ...?

Giustina
Enviado por Giustina em 28/05/2019
Código do texto: T6659150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.