AS CONVERSAÇÕES VIRAM TAMBÉM HISTÓRIAS

Mas começamos com Ariston Andrade Moura, 15 de Abril de 1943 “o Tanque de Pedra, na Laje de Dentro, que fica perto da Soledade”.

Os Cantadores de Reis eram José do Né e Zé Borrego, eles vinham da Faz. Acaru Grande, para Laje de Dentro, que pertencia as terras do Acaru Grande. Mais retornamos o Acaru, no domingo, 03 de Fevereiro de 2019, este pesquisador José de Jesus como auxiliador de Antonia Lúcia Barbosa de Jesus Dias e Nivaldo Dias, aí foi feito a escalada na Serra do Acaru, o poeta José de Jesus, pela 2ª vez e Antonia e Nivaldo pela 1ª vez, para conhecer a Flora e um Cruzeiro no Pico da Serra, que encontrava com a sua caatinga verdejante. E conhecerem os lugares e as Cercas e Tanques, feitos por Escravos de João Dias de Andrade e de João Cordeiro de Andrade em Acaru Grande e os alicerces de Casas dos descendentes de Escravo de João Cordeiro de Andrade, formava um número de 40 Escravos.

No começo da tarde quente de Dom. 03 de Fevereiro de 2019, na Ponta da Serra, Acaru Grande, conversamos com A Maria Cardoso de Moura, ela sempre morou ali: e era entrevistada por mim, essa contou que vinha de Acaru, para Festa religiosa da páscoa em Monte Santo, e Maria Cardoso, relembrou um pouco da tradição e o Reisado, comemorado do Acaru, as fazendas Santo Antonio e Soledade, hoje são Povoado deste município.

Valdomiro Pereira de Moura, de 04 de Outubro de 1935, fez o seu relato em suas conversações citou: os remanescentes escravos e escravas, de 1950 a 1960, esses foram de João Cordeiro de Andrade no Acaru Grande.

Também mencionou o político Arquimedes Cordeiro de Andrade, o Artur Cordeiro, Samuel Cordeiro, que vendia confecção, em Monte Santo Bahia, e aqui morava Belo Cordeiro de Andrade. O Bidô era irmão do Antonio Matos de Tertuliano de Matos e Balbina Matos era irmã de Bidô e de Maricota.

Em 10 de Março de 2019, ambos chegaram ao Povoado de Riacho da Onça e lá procuramos o cordelista José Francisco de Andrade, que nos guiu , até a fazenda Laje dos Coelhos, todos fizeram a escalada na grande pedreira, até a caverna da Onça. E sob a pedra encontram -se gravuras Rupestres. E lá a Antonia Lúcia Barbosa de Jesus e Nivaldo Dias puderam fotografarem e filmarem do cume da Serra.

Quase no final da manhã de Dom. 10 de Março de 2019, todos retornavam ao povoado de Riacho da Onça, e eu e Antonia, fomos visitar a Cândida Maria de Jesus, essa encontrava deitada sobre uma Cama, Cândida Maria de Jesus, tinha 107 anos de idade, era de 07 de Julho de 1911.

O destino dessa pesquisa e resgate de algumas informações baseadas na oralidade sertaneja. Mais ao chegar em Povoado de Várzea dos Bois de Monte Santo, José de Jesus e Antonia Lúcia, foram conhecer e entrevistar Maria Raimunda de Andrade, que falou do coronel Salustiano de Andrade da Fazenda Angico de Monte Santo – Ba.

Maria Raimunda disse ter morado em Casarão de Salustiano Andrade, na fazenda Angico. E entre perguntas feitas por mim, a Maria Raimunda, desconheceu as existências de Escravos, da época de Salustiano, no final do século XIX e início do século XX.

Conhecemos Maria Andrade de 01 de Março de 1917 e no dia 01 de Março de 2019, tinha completado 102 anos de idade, a centenária ainda vivia na fazenda Angico, no dom. 28 de Abril de 2019, quando visitamos pela segunda vez a Maria Andrade que conheceu Salustiano Andrade.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 31/05/2019
Código do texto: T6661219
Classificação de conteúdo: seguro