Idoso? Quem?

A figura do vovô e da vovó de cabelos nevados, com cachecol, apoiando-se na bengala ou fazendo tricô para os netinhos parece cada vez mais um quadro caricato, e portanto, distante do que se vive hoje...

Em que época se é jovem ou idoso?

Será que o divisor de águas entre a idade adulta e a pejorativamente chamada velhice apóia-se unicamente na idade cronológica?

Ter sessenta anos é ser idoso? Ter 25 anos é ser jovem?

Para além das convenções que servem para traçar linhas divisórias, parâmetros que ajudam a definir algo numa linha de tempo, onde quase tudo muda, nada fica estático é mesmo um empreendimento desafiador, senão impossível...

Talvez valesse observar outras características que mais se aproximam da categoria ser jovem ou idoso.

Então passemos a uma pequena definição, claro sem preensões de verdade absoluta...

Ser jovem é: ser ativo, dinâmico, otimista, inquieto, ter sonhos,

Indagações, bem como curiosidade pela vida e energia para buscar seu próprio caminho...

Ser idoso é: ter arregimentado experiências, ter algumas respostas e outras tantas indagações, conviver com algumas dificuldades próprias do desgaste do corpo no tempo...

Bem... Talvez não seja tão simples assim porque até mesmo para a o corpo as idades trazem suas características, que dependendo do ponto de vista, nem são somente boas ou ruins... Quem gostava das horríveis espinhas do rosto da época de adolescência?

Talvez a melhor definição seja mesmo aquela que diz que cada um tem a idade do seu estado de espírito... A idade com a qual se sente, mentalmente, afetivamente, espiritualmente...

Nessa semana em que se comemora o dia do idoso bom mesmo será cada um poder ser o que é e viver o que sente...

Afinal, todos teremos 90 anos ou mais, se não formos desta para outra antes (qualquer que seja a outra que nos espera...)

Então... Viver é preciso!

Joselma de Vasconcelos Mendes
Enviado por Joselma de Vasconcelos Mendes em 24/09/2007
Código do texto: T666388