A SABEDORIA DO Sr. ZIMMER 


Cidade de Cleveland no Estado de Ohio EUA.  Um passeio pela Pequena Itália Histórica, bairro maravilhoso onde uma das padarias populares é um deleite para o visitante assíduo do bairro.

Entre tantas atrações que existem na cidade de Cleveland, o Sr. Zimmer adora caminhar a pé pelo bairro das padarias e atravessar o coração do museu de arte. Onde recebe uma refinada atenção e goza de boas guloseimas e companhias diferenciadas, visitantes turistas. Tudo isso já virou um hábito de anos.

Sr. Zimmer é um psiquiatra aposentado com experiência invejável na área médica e que no atual momento de sua vida já com seus 97 anos sabe cuidar muito bem da sua saúde mental e procura sempre aconselhar suas novas amizades que faz durante as suas caminhadas.

Sempre com a intenção de ajudar, sem nenhum interesse além do desejo de que todos vivam bem e felizes. É um semeador de bondade e carinho ao próximo.

Durante as suas caminhadas são muitos os sorrisos que o acolhe de todos os lados e sentidos da rua. Alguns que transitam por ali dizem não saber como será um dia andar por aquele bairro e não ver mais aquele vendedor de simpatia.

O Sr. Zimmer nunca enfrentou doença grave, apenas leve resfriado que é raro em sua vida toda. Ele conta que na sua família a alegria de todos para com ele é muito grande, e que valorizam muito a sua experiência e orgulham-se da sua longa vivência. Sonham em tê-lo como o centenário da família.

Durante os seus dias de desfrute com seus passeios, percebeu algumas pessoas curiosas de carteirinha, que desejavam conversar com pessoas idosas. Isso o fez repensar sobre algumas torias a respeito do idoso.

Alguns dias atrás ele havia lido uma pequena reportagem numa revista local que dizia:


"O mundo atual caminha numa frieza muito grande e tem deixado muito a desejar quando o assunto é respeito e amor. Peca em tudo. Seja com as crianças, os jovens, mulheres e pior ainda com os idosos.
Se não fosse a cegueira generalizada que leva a ambição desmedida e a deslealdade da espécie, o afeto seria vantajoso e com mais humildade e solidariedade o mundo seria mais leve e menor  seria o sofrimento.
Diante de fatos desumanos que vemos espalhados por toda parte, hoje, está difícil até para uma gravidez ir a termo, imagina um idoso viver o seu real tempo biológico". ...


Ao ler a notícia Sr. Zimmer dividiu a leitura com uma de suas netas de 28 anos que prontamente lhe disse ficar encantada por tê-lo tão sábio, feliz e considerar um futuro centenário.  E disse que queria ser também uma centenária, não para vaidade e sim pelo prazer de viver junto mais tempo com netos, bisnetos... Quem sabe?

Sr. Zimmer sentiu através daquela leitura que ele não tinha o mesmo olhar do autor daquela matéria. Afinal, tinha o carinho, confiança e respeito de todos na família e de muitos outros que ele conhecia. Embora, aquela era uma realidade de poucos e por isso também tentou entender o autor da reportagem. 

Muitos dos idosos requerem cuidados tanto quanto uma criança e merecem ser compreendidos e respeitados, recenbendo toda atenção familiar em primeiro lugar. É no seu ambiente familiar que está a confiança e  a esperança de estar protegido e seguro.

Comemorar cada etapa vencida com o idoso que tem em casa é muito importante. Sempre é bom saber que os próximos idosos seremos nós e que passaremos por todas as limitações. Não humilhe, tenha prazer em ouvir, trocar ideias e ajudar quando necessário.

Podemos mudar o mundo a partir do que queremos para nós e os nossos entes queridos, transformando o meio em que vivemos, com os bons pensamentos e sentimentos, contagiando a outros também com bons exemplos. 


 
            
 




 
NATIVA
Enviado por NATIVA em 11/06/2019
Reeditado em 12/06/2019
Código do texto: T6670341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.