O sertanejo e o campo

Metade da minha vida passei cantando pelo sertão e conversando com o homem do campo, o caboclo da roça que não tem estudo, no entanto tem mais experiencia do que o citadino, briguento e hipócrita. O sertanejo tem uma índole bem diferente do home urbano, porque o sertão é feito de trabalho e o sertanejo ama a vida grosseira e luta sem preguiça. Cantei mais de trinta anos pelo sertão nordestino e lidei com quase todo povo e conheço a história de cada um campesino. No sertão ninguém tem tempo para bisbilhotar a vida alheia porque o sertanejo vive nos seus afazeres e não lhe sobra tempo para olhar a vida de ninguém. A filosofia do sertão é trabalho e respeito pelo que faz o nosso bom sertanejo figura exemplar. O sertanejo é antes de tudo um forte como disse o grande Euclides da Cunha, no entanto é também um povo humano, um povo que parte o seu pão com quem está necessitado e depende da caridade alheia. Não gosto de ouvir falar mal do nosso irmão campesino porque eu tenho muito apreço a este povo honesto e bom. Se fizermos um estudo o sertanejo tem muito mais honestidade do que o citadino briguento e amigo da calúnia. Quem fez eu amar o sertão foi minha vida de cantador e o livro A Cidade e as Serras de Eça de Queiroz.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 02/07/2019
Código do texto: T6686732
Classificação de conteúdo: seguro