Algumas amizades são como cactos

Esses dias me rendi a curiosidade de pesquisar as características dos cactos e alguns detalhes me chamaram atenção. Percebi a possibilidade de fazer uma associação entre as características de alguns relacionamentos de amizade às características dessa planta.

Os cactos nascem e sobrevivem em ambientes extremamente quentes e áridos ,devido a capacidade que tem de acumular água em seus tecidos. Assim também acontece com algumas amizades que cultivamos ao longo da vida : elas nascem em ambientes totalmente desfavoráveis ao cultivo de vínculos fraternos, por exemplo, as amizades que nascem em ambientes profissionais ,um ambiente marcado por fortes tensões, competitividade . Dificilmente um vínculo, que não seja coleguismo ,perdure nesses ambientes, mas às vezes nosso coração teimoso e incontrolável se rende a sentimentos de empatia, afeto ,amor fraterno nesses lugares. Outras vezes nos encantamos fraternalmente por algumas pessoas com personalidades, visão de mundo, cultura, religião totalmente opostas às nossas. E pensa em um relacionamento que nos faz crescer, amadurecer!!

Outra característica que me chamou atenção ao estudar sobre os cactos é que eles não exigem muito cuidado, atenção, pois são plantas rústicas e bem fáceis de serem cultivadas, pouca água lhes são suficientes. Percebo que algumas amizades são exatamente assim: a vida exige o distanciamento por questões profissionais ,pessoais ,a gente passa anos sem contato físico, sem trocar uma palavra e quando encontramos essas pessoas é como se não houvesse separado um dia sequer, o abraço apertado tem o mesmo calor, o brilho no olhar continua . Pouca demonstração de afeto e cuidado são suficientes para manter esses elos ,eles não morrem embora tenha “motivos “ de sobra para tal. Da minha parte tenho tantas amizades assim ,tantas pessoas que me são tão especiais, tão queridas e estou há anos sem vê_las, sem ter nenhum contato.

As vezes me bate uma saudade tão grande de algumas risadas bobas, que chegava a ter dor na barriga, de algumas conversas despretensiosas até altas horas, de alguns abraços de urso, de brincadeiras, que de tão idiotas nem sempre acabavam de forma amigável, de pegar roupas emprestadas e vice _versa, de trocar confidências,de chamar o outro por apelido carinhoso. A idade, os sofrimentos, as decepções ,os compromissos vão nos tornando seres arredios, fechados , desconfiados,com medo de nos abrirmos para sentimentos e nos decepcionarmos , estamos cada vez mais distantes uns dos outros, sempre em sentido de fuga, de não comprometimento social,cada vez com menos ou pouquíssimas pessoas em quem realmente confiamos e queremos próximas a nós. Chega o dia que nosso coração reclama essa solidão e descobrimos que somos realmente completos quando temos coragem de estender nossa vida a outras,somos seres gregários e nos completamos no outro.

Voltando aos cactos ,nem todas as pessoas tem gosto por eles em razão dos espinhos, que quase sempre causam ferimentos e dor.Assim também são os relacionamentos fraternos, somos imperfeitos e vez ou outra iremos machucar ou sermos machucados. Os espinhos não tiram a beleza e capacidade dos cactos de produzirem flores perfumadas. As imperfeições não podem cegar nossos olhos de enxergarmos as virtudes ,o lado positivo do outro.

Outra característica que me chamou atenção foi o fato de alguns cactos levarem anos para florescer, alguns até oitenta . Isso me ensina que nunca é tarde para pessoas renascerem para uma vida de conduta ética, correta. Às vezes desacreditamos da possibilidade de mudança de algumas pessoas, as julgamos como imutáveis, incapazes de renovação .E pode ser que nos enganemos. As mais lindas flores podem demorar chegar .De repente somos surpreendidos com seu perfume. Nunca é tarde para recomeçar.

Às minhas amizades cactos, pessoas que um dia passaram por minha vida ,seja como colega de trabalho, professor,aluno,colega de sala, irmão em Cristo, laços sanguíneos, quero dizer que embora não tenhamos contato físico, você esteja em outro país, outro estado: Nossa amizade não morreu ,ela sobrevive sem muito cuidado.. você é muito especial para mim..

Fiz isso porque há um mês perdi uma amiga cacto, e não tive tempo de dizer o quanto ela era importante para mim,nem eu mesma sabia que gostava tanto dela . E tenho sentido tanta saudade ....

“Amigos para sempre é que nos iremos ser

Na primavera ou qualquer das estações...”

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 04/07/2019
Código do texto: T6688310
Classificação de conteúdo: seguro