'O TRABALHO LIBERTA'

Século XXI, o mundo desenvolvido tecnologicamente, o acesso à informação facilitado, globalização avançando e aproximando fronteiras, povos e nações. E, no Brasil, o presidente da república se diz favorável ao trabalho infantil a partir dos nove anos e que só não envia projeto ao Congresso porque seria massacrado.

"Ah, mas trabalhar não mata, eu trabalhei e não me arrependo", dirão os que também pensam que "é melhor trabalhar do que ficar na rua com uma pedra de crack". É assim a ideologia da meritocracia: Se eu consegui, você também pode. A meritocracia é a arte do egoísmo e da presunção.

O simplismo do senso comum não permite a percepção de que a descriminalização do trabalho infantil expõe a criança ao perigo e pode prejudicar sua saúde física e moral. Temos exemplos de como crianças são tratadas em ambientes inadequados de trabalho. Criança tem de ir à escola.

Ainda há no Brasil uma legião de crianças em estado de vulnerabilidade social, que são cooptadas pelo tráfico de drogas, exploração sexual, tráfico humano e de órgãos. São exploradas como mão-de-obra em trabalhos pesados em fazendas, oficinas, indústrias e até na construção civil, comprometendo o fluxo natural da vida escolar e familiar.

Vale lembrar que o nazismo alemão recrutava rapazes entre quatorze e dezoito anos e os doutrinava através da "juventude hitlerista". Para os menores, entre dez e treze anos, havia um ramo infantil. Quanto às meninas, havia a seção denominada 'Liga das meninas alemães'. Essa juventude fanática participava de queima de livros, ataques a judeus nas ruas, denunciava vizinhos e atuava na luta política e racial.

Talvez Bolsonaro tenha tido um insight escatológico sobre o futuro do país, das milícias e da fúria besta de seus ídolos e mentores. Em um estalo alucinógeno, viu jovens milicianos antipetistas torturando progressistas para livrar o país do comunismo, promovendo o extermínio da esquerda, o holocausto triunfante da milícia.

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 05/07/2019
Código do texto: T6688861
Classificação de conteúdo: seguro