A Esperança supera barreiras

Era uma vez uma idosa que morava perto de um rio com muitos peixes. Ela sempre pescava para vender uma parte e também para o sustento de seus netinhos, já que era a única família que possuía. Um dia, porém, algo diferente aconteceu: o rio secou matando todos os peixes que ali viviam.

A vovó chorou de tristeza, muito triste ela ficou por não saber como iria sustentar a seus netos. Mas, ao vê-la chorar, um moço aproximou-se e perguntou o motivo do tanto lamento. Ela respondeu:

- O rio secou e matou os peixes! O moço, porém, respondeu:

- Ah, secou, não, alguém mudou a direção do rio.

Aflita, questionou: -Quem faria uma maldade dessas?!

-O fazendeiro, para dar água fresca aos bois, respondeu acanhado.

-Isso não é certo, há outras pessoas que dependem desse rio para viver, retrucou.

- Bem, poso falar com ele e pedir que a ajude, está bem?

Com esperança, mas triste pelos outros prejudicados, concordou.

Dois dias depois, para sua alegria, o rio voltou, porém, poluído.

Não entendendo, ela indagou:

- Como pode isso?!

Foi procurar aquele homem com quem havia falado dias antes e o encontrou à beira da estrada.

Perguntou a ele o motivo do rio estar tão sujo. Seria impossível os peixes voltarem.

Com lágrimas nos olhos, o homem respondeu:

- Deus me castigou por ter desviado o curso do rio e prejudicado as pessoas que dependiam dele para sobreviver e matou todo o meu gado! A água estava contaminada, por isso os peixes morreram!

Surpresa e muito aflita, ela perguntou:

-Então o senhor é o fazendeiro?

Com vergonha, afirmou: - Sim.

Antes da senhora perguntar a razão dele ter feito aquilo, ele logo continuou:

- Sempre tive tudo o que quis: bois, cavalos, dinheiro, casa, tudo, só que nunca fui feliz de verdade. Jamais olhei para as pessoas que prejudicava para conseguir meu objetivo, disse. Prejudiquei a senhora, seus netinhos e seus amigos que dependiam desse rio para viver! E não percebo qualquer reação de raiva em suas palavras, sempre falando com mansidão e ternura, mesmo sabendo que a prejudiquei, disse chorando...

Com olhar compassivo, ela respondeu:

- Também já tive “tudo” como o senhor, um dia, meu marido adoeceu e astamos o que tínhamos para salvá-lo, no entanto, foi em vão. Ele morreu e ficamos sem dinheiro algum, disse com os olhos lacrimejantes. Então descobri que a maior riqueza na vida são as pessoas amadas, nossa família, a saúde, a paz! Nada disso o dinheiro traz. Por isso sou grata por ter esse rio com peixes do qual tiro meu sustento e alimento para mim e meus netinhos. Envergonhado, perguntou:

- E agora? O rio está contaminado, como viverá daqui em diante?

Gentilmente, ela respondeu: - Da mesma forma que me recuperei antes, Deus dará forças e condições para fazê-lo novamente. Deus está dando a você uma nova oportunidade de começar a ser feliz de verdade!

Não quer tentar também?!

Reflexões: O conto trata de ambição, egoísmo, mas também de esperança e superação das dificuldades. Esteja satisfeito com tudo o que tens, não reclame das dificuldades, elas sempre nos levarão a um nível mais elevado!

Marta Santos