O Velho sábio e o PENSAR.

Assim que o vi percebi ser alguém diferente.

Inicialmente aquele velho senhor, com ar de resmungão e rabugento parecia ter algo a mais para dizer.

Era um pouco surdo, com dificuldade parecia querer fazer leitura labial de minha fala.

Era um senhor, Italiano, falava alto e depressa. Dizia ser um missionário que veio a muitos anos para o Brasil.

Sentia dores, muitas, e andava com dificuldade. Era o peso da idade se manifestando.

Perguntei sobre algumas cidades italianas que eu conheci. Quando rapidamente vi mudar seu semblante. Esboçava um sorriso de felicidade.

Dizia ser de uma cidade próximo a Pisa. Falamos de Florença, Verona e das belezas de Veneza. No que prontamente ele afirmou com seu jeito enfático de bom italiano.

-Veneza, única no mundo, única.

Ali ficamos algum tempo ainda falando, agora sobre a região de Napole.

Ilha de Capri com sua beleza e exuberante da famosa Gruta Azul.

Foi agradável a conversa, apesar de nunca poder imaginar que ali poderia, com aquele senhor italiano, de uma solitária vida,que vivia em uma casa de repouso de Ouro Preto,com a mente recheada de lembranças do passado, poderia surgir uma das mais importantes lições que aprendi, quando em uma frase ele disse:

-...eu nunca me dopo, nunca tomo remédios que me façam perder a noção da existência, pois o que de mais importante o ser humano tem é a capacidade do PENSAR. Enquanto estiver vivo quero ter comigo o pensamento.

Aquela frase, aquele raciocínio de um velho italiano, combalido pela artrose com lancinantes dores, veio como uma lição que guardo comigo, pois tudo que ele achava de mais importante na vida era apenas o...

pensamento.

Não havia riqueza nenhuma que o seduzisse, além do raciocínio.

Entendi a mensagem da frase atribuída a Chico Xavier, que dizia: "Nascemos sem trazer nada, morremos e também nada levamos, mas passamos a vida correndo atrás de coisas que nem trouxemos conosco e nem levaremos, ao morrermos..."

Como o meu, agora amigo, Velho italiano diria, em sua sabedoria:

-BENDITA SEJA A LUCIDEZ!

Assim, que possamos entender com esta ideia, que valorizar as mais simples coisas da existência, como a capacidade de PENSAR, e municiar a mente com bons pensamentos, consiste no que é mais próximo que podemos estar de ter uma vida feliz...