Prova de Fogo

Com a chegada da Tecnologia da Informática - TI - veio o 'DESCARTE' de serviços, tarefas, produtos e até mesmo hábitos como escrever cartas, enviar cartões de datas comemorativos e mandar telegramas. Vamos dizer que tivemos que 'desapegar' obrigatoriamente de certas coisas que estávamos tão acostumados a usar. 
O nosso tão eficiente Correios dos anos ´80 não é pareo para o correio eletrônico, Messenger, Whatsapp, telemensagem e outros apps que nos conectem e facilitem a comunicação quase instântaneamente com o mundo.
Esse mês de julho não veio boleto do Hipercard pelos Correios, e como não quero baixar o aplicativo do Hiper, que é uma empresa do Banco Itaú, tive que ir até a a loja física do Hipercard no Shopping Sul de Joinville.
Havia uma longa fila saíndo da loja e reparei que todos que estavam nela tinham mais de cinquenta anos de idade. Logo imaginei que o Hipercard (leia se: Banco Itaú) havia suspendido a entrega dos boletos pelos Correios provavelmente para enxutar gastos e infernizar a vida da geração dourada.
A fila não andava devido ao único atendente que fazia todos os servços. A maquininha para solicitar boleto, com ou sem descriçáo das compras efetuadas, estava a disposição, mas devido a 'desabilitação da TI' dos clientes, a grande maioria dos processos demorou por volta de 20 minutos. Sugeri ao atendente que  anotasse os nomes dos clientes que não sabiam como mexar na maquininha e depois lançasse todos no sistema para depois imprimir os boletos. O jovem fez cara feia, mas acabou aceitando a idéia por causa do senhor de mais de setenta anos ao meu lado que apoiou a minha sugestão.
Essa semana foi a vez da operadora TIM (Telecom Italia Mobile) me desafiar.
Nenhum boleto veio pelos Correios, mas achei o PDF da TIM no e-mail, mas não consegui fazer o download. Sem download não tem como imprimir o boleto. Existe a possibilidade de anotar os números da barra de código, mas odeio digitar todos aqueles números. Aí você me pergunta: "Mas como assim? Você não tem On-Line Banking, Joana?" Pois é, meu caro leitor, NÃO TENHO. 
Tenho as minhas dúvidas e receios com a TI por causa dos 'hackers', vírus e falta de credibilidade de alguns sites. Além do mais, depois de pagar as contas no Caixa Eletrônico, gosto de dar um rolê e me destrair pelo bairro ou Centro, ver as novidades, tomar sorvete na casquinha e voltar para casa feliz.
Dois dias antes do vencimento tente baixar o PDF novamente e nada. Consegui visualizar, mas nada de imprimir. Tentei de novo em vão.  
Tentei no dia seguinte e só me frustrei mais ainda.
Perguntei o meu aluno que é um mago da TI. Ele se prontificou em ajudar, mas também não conseguiu. "Seu lap top não está colaborando, Teacher. Deve ter algo errado com o PDF e seu lap top está bloqueando."
Melhor assim do que o lap tap baixar a guarda e ficar vulnerável aos vírus, hackers e sei lá mais o quê que ronda as redes.
Resolvi não esquentar a cabeça e deixei para resolver o contratempo na manhã seguinte. 
Á noite, tive um sonho onde conversava comigo mesma e no papo surgiu a idéia de usar o meu outro lap top que aposentei por causa da falha no teclado. 
Assim que levantei da cama, fui atrás do meu 'aposentado' e não é que ele compareceu! Quanta alegria!
Imprimi o boleto e fui orgulhosamente quitar a dívida com a TIM. 
A tecnologia nos desafia a cada momento e lá vamos nós procurar uma saída. Muitas vezes a complicação não é por causa da idade ou por não saber tudo sobre TI, mas por causa dos erros de leitura, arquivos com falhas, lap tops e celulares que estão de 'birra' com seus donos.
É muito bom enfrentar e se virar com cada  desafio que vai aparecendo pelo nosso caminho. Melhor ainda é sentir o gostinho da vitória no final. 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 25/07/2019
Código do texto: T6704107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.