O MELHOR DA VIDA

Durante a infância, após aprendermos o caminho da escola, e sermos direcionados, empurrados pelas estradas da vida, ao entrarmos em contato direto com os seres da nossa espécie, passamos a ter constantes vislumbramentos quanto ao mundo que nos espera lá fora.

Crescemos e nos desenvolvemos convictos de que iremos dominar o mundo, que seremos os melhores, que faremos o que quisermos da vida, pensamentos inocentes que vem e que vão nos fazem achar que, na nossa vez, tudo será bem melhor; que as cores que pintarão nosso futuro, serão bem mais vivas e mais vibrantes.

Em bate papos a toas e conversas avulsas com nossos coleguinhas da escola, teremos uma Ferrari; um outro, terá uma lamborgini, dizendo que é"bem melhor"; um outro, aficcionado,diz, que será ator da Globo e chegará a Hollywood; Joãozinho, o que joga futebol, craque do time da escola e também fã de Neymar, tem certeza de que, no futuro, será jogador do Barcelona e mais, será o camisa dez, capitão do time e também da seleção; A mais bonitinha da turma, que eu nem acho tanto assim, tem fé que desfilará todo seu charme pelas mais importantes passarelas do mundo, será modelo internacional, igual a Gisele; Um outro, diz que será riquíssimo, empresário, igualzinho ao chefe de seu pai; já Ariston, está mais que decidido, será astronauta. E assim vai, nessa onda de alimentação de sonhos, todo mundo se dará bem, todos ficarão ricos e serão bem sucedidos na vida. Não acho errado isso, uma criança, uma jovem e até mesmo um adulto devem sonhar alto mesmo, porque não, afinal, foram grandes sonhos, muitos deles, até então impossíveis e inimagináveis, que possibilitaram os grandes saltos dados pela humanidade.

A gente vai crescendo devagar, o tempo vai passando lentamente, conhecimentos vem, pessoas vão, a realidade bate à nossa porta e somos forçados a mudar de ideia, com isso, percebemos que alguns sonhos se tornaram impossíveis, a lucidez nos faz encarar a vida de frente com a realidade, não estamos mais na escola, mas, mesmo de uma forma diferente, ainda sonhamos.

Percebi, com tudo isso, que o melhor da vida não está nas aquisições e sim no ser; que o melhor da vida não se compra, se conquista; o melhor da vida mesmo está na própria vida sendo vivida harmonicamente em sua plenitude; o melhor da vida se encontra na busca do amor e conquista da paz; o melhor da vida é poder desfrutá-la em seus vários momentos e não trancafiado em um escritório, sendo escravo do dinheiro, fazendo cálculos, mil investimentos, sendo alegre por fora e extremamente magoado por dentro.

Não que eu esteja supondo que alguém deva abrir mão de seus sonhos, que dinheiro não seja importante, que sucesso não sirva pra nada, que as conquistas não tem seu valor. O que eu quero dizer é, que o melhor da vida carece de um pouco de tudo, que tudo tem seu valor até determinado ponto, tudo é válido, desde que, no decorrer do caminho o ser humano não se venda, não se perca em sua essência, não ultrapasse em seus próprios limites tropeçando nas próprias pernas. O melhor da vida está no melhor, na própria vida.

O melhor da vida não se encontra no ter e sim na realização do ser, o ter é consequência do que se busca, o ter pode valer muito hoje, mas, com um tempo, se perder, se depreciar. Já o ser é inesgotável, inegociável, impagável. Enquanto pagamos mundos e fundos para obtermos, o melhor da vida não custa nada, não tem preço, não se vende, nem se compra. E para ser mais sucinto, o melhor da vida é o que se encontra de melhor na própria vida, o viver.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 08/08/2019
Código do texto: T6715588
Classificação de conteúdo: seguro