Lima Barreto e o seu Tempo

Lima Barreto tinha muita razão em criticar o Brasil do seu tempo e sobretudo a imprensa venal. O nosso grande romancista mostrou a mediocridade da imprensa e mormente a política velhaca que ainda hoje permanece neste Brasil sem escrúpulo que nunca quis ter juízo e respeitar a sua gente. Veja só o que o congresso está fazendo com o seu povo tomando direito de quem não tem direito e obrigando o povo a passar fome para dar dinheiro ao advogado ladrão e juízes levianos que vivem da desgraça humana. O nosso grande romancista Lima Barreto não falou nada errado tudo quanto ele disse em sua obra genial é mis do que verdadeiro e justo. O autor de Cemitério dos Vivos conhecia a vagabundagem brasileira porque foi funcionário do ministério da guerra e viu de perto os mandões do poder fazerem tudo errado e se darem bem. O Brasil de hoje não é diferente do Brasil do tempo do nosso grande contista porque a falta de escrúpulo é a mesma e não vai mudar de maneira alguma. Eu não acredito num país que elege um homem que não sabe falar a palavra constituição e muito menos o termo questão e outros erros crassos. A obra de Lima Barreto está cheia de crítica aos curuis da política que se julgam de ferro e aço e não mais de carne e osso como os outros seres humanos. Se o nosso grande escritor voltasse hoje a terra teria muito assunto para escrever outros livros importantes como realmente o fez em vida. Lima tocou na realidade brasileira e por isso não foi um escritor agradável como o foi o senhor Machado de Assis e tantos outros que amavam a burguesia. O Autor de Numa e a Ninfa nunca prestou a sua pena para babar aqueles que se julgam donos do poder portanto não teve apoio da sociedade política e muito menos da republica das letras nacionais.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 16/08/2019
Código do texto: T6721706
Classificação de conteúdo: seguro