JORNAIS DE PAPEL
Ysolda Cabral 



O Jornal Diário de Pernambuco sendo distribuído gratuitamente nos semáforos?! Senti uma tristeza que me levou para um tempo em que os jornais eram disputados e ansiosamente esperados, principalmente as edições dominicais.

Como era bom esperar os jornais nos domingos,- Vanguarda e Defesa, de Caruaru-PE, Diário de Pernambuco e Jornal do Commércio, do Recife-PE -, mesmo que não trouxessem nada de nossa autoria! Havia um caderno,  -ainda é assim -, para cada assunto, cuidadosamente elaborado. As colunas sociais eram incríveis! Elas davam destaque e prestígio às pessoas, e às empresas que primavam em participar como patrocinadoras de significativos eventos, muitos de filantropia.

Os grandes bailes aconteciam e rendiam matérias encantadoras, até para quem nunca participou de uma daquelas festas. A página Policial era um quase nada de notícias violentas e a de Política, não falava de roubos, propinas...

Ter nas mãos um jornal para ler, folhear devagar, saboreando cada notícia, era um grande acontecimento. Algumas reportagens eram dignas de recortes para o arquivo pessoal do leitor. E, mesmo quando a pessoa não gostava de ler e nem se interessava por nada, ainda assim o queriam para ler o horóscopo, fazer palavras-cruzadas, ver a sessão de cinema, de teatro...

Sinto até saudade de um tempo em que os jornais, depois de lidos, serviam de matéria-prima nas aulas de artes e se transformavam em bonecos para o teatrinho infantil, máscaras para o carnaval, bandedirinhas e balões para a decoração do São João...

Hoje, servem para embalar objetos frágeis nas mudanças, cobertores para os sem-teto que ainda lhes dão outras serventias... Poucos são aqueles que recebem, de bom grado, nos semáforos de nossa capital, como vi acontecer hoje na ida para o trabalho. 
 
**********

Apenas Ysolda
Uma pessoa que chora e ri de alegria,
tristeza, ou saudade sem pudor.
www.ysoldacabral.blogspot.com/ 

* Imagem Google