LIMA BARRETO E O POLICARPO QUARESMA

O Brasil está precisando de novo Policarpo Quaresma com o seu nacionalismo puro, com o seu patriotismo sincero e não o falso patriotismo que estamos vendo. O nosso Lima Barreto em Policarpo Quaresma mostra amor pelo Brasil, um amor verdadeiro e não um falso amor pelo dinheiro e o poder como fazem os nossos famosos políticos. Policarpo Quaresma é um patriota honesto que queria um Brasil pujante, um Brasil que respeitasse a nossa gente desde o branco ao preto, desde o pobre ao rico sem nenhuma distinção de classe ou de cor. Essa utopia nunca vai acontecer neste Brasil que sempre escravizou a sua gente de uma maneira muito covarde. O escritor Lima Barreto pintou com mão de mestre o Brasil da velha república como nenhum outro brasileiro o fez. O autor de Bagatelas viveu com a máfia política do seu tempo, foi um funcionário público trabalhou no arsenal de guerra do Brasil e pôde realmente falar de maneira clara tudo quanto ele viu. O Policarpo Quaresma é um personagem que mostra muito bem quem é o Brasil porque através dele Lima Barreto expõe as nossas mazelas com muita arte e ironia. Nenhum outro livro de Lima Barreto mostra tão bem o nosso país quanto Policarpo Quaresma, aquele general obcecado pelo patriotismo utópico, pelo um amor exacerbado a nossa pátria nunca visto. No Escrivão Isaías Caminha, o nosso Lima Barreto mostra a mediocridade da imprensa e sobretudo das letras nacionais como nenhum outro escritor brasileiro havia feito. Lima Barreto trabalhava com muita ironia e mormente a verdade. Em muitos jornais do Brasil o nosso grande romancista deixou a sua marca de genial escritor do povo e não da elite safada deste Brasil que sempre quis humilhar os pequenos. Estamos precisando de um herói nacional como Policarpo Quaresma ou porque não o próprio Lima Barreto.

Poeta Agostinho
Enviado por Poeta Agostinho em 27/08/2019
Código do texto: T6730554
Classificação de conteúdo: seguro