SÃO BANDEIRAS DO PT AS LINGUAS DE FOGO QUEIMANDO NA AMAZONIA

Dizia-se na época, lá pela segunda metade da década de 70 e primeira metade da década de 80, que com um sanduiche de mortadela e mais R$ 35,00 por ativista, se montava uma greve forte e toda vermelha na frente de qualquer pequena indústria ou fábrica com mais de 5 empregados.

Eu tinha uma gráfica com dezenas de empregados que em máquinas off-set rodavam 24h produzindo milhares de livros e revistas de associações e empresas. Era comum que dia ou outro tinha que baixar as portas e esperar que os “discursantes” em seus caminhões de som fossem embora pra continuar a impressão de publicações de alguns contratos com obrigatoriedade nas datas de entregas nas distribuidoras Fenando Chinaglia no Rio de Janeiro.

Um pequeno empresário gráfico à época, além de ter que conviver com pequenas greves desse tipo, pagar a todos empregados e fornecedores, entregando seu faturamento para o Bradesco em troca de um desconto maior que 30% e comprar milhares de ações, o que sobrava se não agisse rápido a inflação de 80% ao mês, comia tudo. Esse era o Brasil que se envermelhava de bandeiras e camisetas.

Inverno de 2019 vemos pela TV imagens de labaredas e fumaça. Algumas cenas e fotos já foram vistas em anos anteriores. Algumas sequer são brasileiras mas as imagens vermelhas impressionam e assustam. Seriam bandeiras vermelhas em chamas?

Quase todas empresas gráficas pequenas, médias e muitas grandes foram liquidadas. Os investimentos em equipamentos eram altíssimos porém, com a chegada dos computadores na segunda metade da década de 80, as máquinas gráficas foram ficando obsoletas, perdendo quase todo seu valor. Um final triste, inconsequente para o berço de leitura e cultura seculares. Os livros impressos e as editoras, livrarias, se não extintas, estão em situação de concordatas ou falências. Com termos diferentes, mas, agonizantes.

Naturalmente não é culpa de nenhum partido político. É consequência do desenvolvimento industrial. Dos tempos modernos, teria dito minha avó se não tivesse morrido sem assistência médica digna para uma pequena empresária empregadora.

Hoje, observamos que o líder daquelas manifestações políticas enrolado em uma bandeira vermelha cumpre na PF de Curitiba um dia por cada ano da descoberta do Brasil. São mais de 519 dias preso. Advogados e Ministros do STF fazem o possível para libertá-lo. Possivelmente ele tenha tido as melhores intenções de transformar uma população faminta e analfabeta em cidadãos, em uma nação desenvolvida, porém, de boas intenções o inferno está cheio e de assessores corruptos e planejadores para perpetuação no poder as cadeias estão se enchendo.