INDEPENDÊNCIA!

Palavra que denota a capacidade de autonomia, para conduzir seus atos, vontades, projetos, decisões.

No âmbito do contexto macro de um pais, por exemplo, significa, buscar gerir soberanamente, não apenas na fática delimitação geográfica, titularidade e procedimentos  definidos, em forma de governo, mas de maneira absolutamente determinante, ter ativos, reservas, riquezas, para conduzir suas prioridades básicas, em infraestrutura, desenvolvimento social, investindo continuamente em seu maior símbolo: O POVO, que é a fonte geradora e beneficiária de tudo que se decide e produz, assim e apenas desta forma, se evolui verdadeiramente uma nacão.

No campo pessoal, ser independente, remete-se de pronto, a autonomia financeira, que é apenas um dos pilares desta condicão, onde se soma a outros fatores, que muitos procuram e tem dificuldade de avançar: a decisão pessoal de viver, conforme seus maiores anseios, liberdade e escolhas, questões tantas vezes comprometidas, por cenário macro adverso, núcleos próximos de influência e pressões sociais de compromissos e raizes pessoais outras, de longa data.

Neste dia emblemático, o nosso sete de setembro, que esta palavra, seja o simbolo de mudança, pois foi isso que representou, bem ou mal, o grito do Ipiranga!

Transformar um estado estagnado em seu entorno, tem consequências, mas superar dificuldades, buscando uma nova história, foi isso que muitas nações fizeram, ao longo do tempo, bem como, tantas pessoas podem fazer, ao decidirem novos caminhos, com a autonomia, de fato desejada.

A chamada, prisão social, está entre muitos, resta saber quando será o dia do basta?

Como disse D. Pedro, no final das contas, é literalmente, ou no sentido figurado, o que se tem como opções:

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

No contexto pessoal, "morrer", é uma alusão a "viver" sem ter plenitude de anseios individuais!