SEO IOGURTE
               Pequenas crônicas  do  cotidiano


Obs.O  palavreado tenta  ser  fiel  à  maneira de  falar dos descendentes  de eslavos (os  mais  antigos,é  claro) com  a supressão de  um  "r" na  pronúncia,por  exemplo.


Bem avançado na idade,ele tem um semblante que eu diria "doce".
Ucraniano,arrastando o sotaque carrega uma ternura no olhar ,fala calmo e pausadamente e tem sempre uma expressão de quem está de bem com a vida.
Uma vez ao mês, vindo dos fundões do interior, ele aparece no estabelecimento em que trabalho,"para comprar umas coisinhas e bater um papo comigo", segundo suas palavras.
Numa destas idas e vindas, ao entregar-lhe o troco ele saiu com esta.
-´Não é muito mas dá pro iogurte.
Aí eu lhe indaguei:
Gostas de iogurte ? Que bom ! É um hábito saudável.
Ele deu uma risadinha brejeira, acompanhada de uma chupada generosa no palheirinho e foi me relatando:
-Nêtinho é quem gosta de iogurte. Cada vez que venho pra cidade ele me diz: Diádio traz iogurte pra ieu.Um dia, senhor sabe ! Me esqueci de comprar iogurte pro neto, só lembrei lá longe dentro do ônibus quando de vorta pra casa.
Mas no "Cadeadinho" tem um bodegão e eu pedi pro motorista:
Senhor para ônibus que eu corendo vô comprá iogurte. Motorista brabo ainda falô;
-Tá brincando comigo véio ?
Depois arependido disse:
-Vá ! mas vá corendo senão te deixo no meio do caminho.
Então eu ligeiro na bodega entrei e perguntei: Tem iogurte ?
Moçinha falô:
-É bem capaiz ! Aqui só pinga e cerveja.E caiu na risada.
Peguei um litro de "51", pra não desfeiteá e nem sacola pedi .Entrei sufocado no ônibus cheio.
Aí os passagerios falaram todos ao mesmo tempo:
-I O G U R T E , né ??!!
Quase morendo de vergonha ponhei litro em baixo do suvaco e desde aquela veiz fiquei conhecido como:
IOGURTE , DAÍ !