Apesar de o tempo correr sem cessar, note que ele nos trás muitas ferramentas para sobreviver e passar por ele. Cada momento de nossa vida exige usar uma ferramenta correta. Há beleza, sabedoria, um tipo de inteligência orgânica que nos instrumentaliza. Não se engane com a realidade que lhe é dada, com fatos concedidos, com os relatos emprestados. Se você por curiosidade decidir enxergar por baixo dos véus das aparências notará uma realidade escondida que há muito tempo gostaria de ser encontrada.  Contemple-a.
     Um dia um casal decidiu acampar em uma floresta. O homem estava tão empolgado com a experiência que acabou esquecendo o fogão portátil e por sentir muita raiva de si mesmo decidiu fumar e resmungar antes mesmo de começar a montar a barraca. Sua esposa ao observar seu estado de nervosismo sugeriu fazer uma fogueira, pois a raiva não o deixou raciocinar para que ele fizesse o óbvio. Enquanto aqueciam o alimento ela o abraçou e disse: 
     "-Vê como o fogo é como a raiva? Descontrolados ambos machucam e traumatizam. Se domada a raiva é útil para produzir algo como o fogo." Ele a abraçou e a beijou por sua doçura , delicadeza e compreensão.
     Na semana seguinte decidiram ir para praia porque ambos tiveram uma semana estressante. Enquanto caminhavam pela orla, algumas pedras no caminho engancharam nas frestas das sandálias de madeira de ambos. Desta vez a mulher começou a resmungar e para contornar a situação ele começou a retirar as pedras e depois as guardou no punho fechado. Ela estranhou a atitude dele e disse:
     "- Então? Joga no mar ! " 
     Ele por sua vez respondeu:
     "- Farei um colar com elas para você!" Surpreendida pela resposta, ela começou a reparar na beleza das pedras, em como reluziam, em como eram coloridas e percebeu que havia uma simetria quase perfeita entre elas. Ela ficou tão empolgada com a idéia e depois com o resultado que o colar se tornou sua bijuteria favorita.
     A natureza nos ataca e a vida as vezes com sua violência e as vezes de maneira poderosa nos instiga a usarmos as ferramentas que o tempo nos entregou. Quais são as armas que o tempo deixou em suas mãos? São enfeites ? Foram domados? Se há sempre feridas nos golpes que a vida lhe deu então pode ser que os ins trumentos corretos não foram descobertos. Aceite-os. Seja gentil com a vida.