A poesia não é uma invenção, é uma criação. Inventar é confabular, é intelectualizar, é descobrir, é racionalizar, é por fim mentalizar e raciocinar.      Criar não é fantasiar, é Arte.  E a Arte sempre tem um pé no real. O criar é intuir , é se exprimir, é se revelar.
     A poesia quando acontece ela eleva, embeleza e sublima. A poesia arrebata. Ela também é inexplicável porque é muitas vezes o incompatível combinado. É emoção. Poesia é provar as palavras, é permitir as motivações fluírem, é abrir as janelas do peito e arejar o coração, é transbordar os sentimentos, é se animar quando a alma é provocada com versos e rimas ou por uma onda de cacofonias. Poesia é um estado de empolgação que inspira e deixa fluir uma torrente de idéias e sentimentos, é puxar um cordão de palavras na velocidade de um trem, é quando o punho de quem escreve explode sem razão, é retorcer o significado, é dobrar o sentido.  A poesia pode vir também como uma chuva de páginas que molha com textos refrescantes. A poesia vem como um turbilhão de tudo o que se quer dizer e não se sabe como.
     A poesia te amaldiçoa porque ela espera seu sofrimento para surgir e te obriga a sublimá-lo.  A sina poética é sofrer e escrever sobre como sobreviveu a dor.  A maldição literária é sentir o mundo e só poder sofrê-lo no papel, na palavra escrita. É sentir para compartilhar.
     O poeta maldito chora tinta, seu pranto é a letra, seu lamento inteiro é o verso, sua dor só pode ser lida, seu choro abundante e contido só pode ser declamado. 
     A sina poética é sofrer, doer e se sacrificar em versos, belos, coesos, sucintos.
     O poeta se encolhe na poesia para falar  pouco ou falar tudo...na verdade não fala nada de tudo o que sua dor e seus sentimentos são capazes de sentir.
     O poeta ama muito! Ama tanto que despedaça seu amor em muitos textos, em muitos livros e compartilha por toda vida, e compartilha seu amor além da vida.  Ovídio, Florbela, Machado, Cecília, Vinícius, Mário. Amantes eternos e antigos com um ardor de amar tão moderno!  O poeta em sua poesia ama o belo e o feio, ele com ela ama para sempre e ama tudo. Poesia é saber amar porque é preciso compartilhar seus frutos, é preciso doar respeitosamente as palavras. E mesmo que elas sejam usadas para ferir o intuito real é curar. Mas a poesia mesmo que cure quem bebe dela, a poesia fere porque brota dos poros do poeta que sangra e se machuca, mas é desta dor, da maldição perpétua que se bebe e é dela que renasce a vida, é das dores e dos amores do poeta. A poesia é seiva humana que jorra, é o suor de quem escreve, é uma mácula, é o se desfazer do poeta...
 
   
Imagem retirada da internet de :     https://wallpapersmug.com/w/download/720x1280/moon-silhouette-alone-man-mountains-3f43ee

Música extraída do Canal no youtube Playalongdrums:
https://www.youtube.com/watch?v=Tz6hAj-mA4w