Homenagem ao professor

Homenagem ao Professor

Geraldo José Da Silva

Dos atos mais importantes do Império foi a instituição das “Escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do Brasil”, decreto do imperador Dom Pedro I, no dia 15 de outubro de 1827. Por isso, é nessa data que a cada ano se comemora o “Dia do Professor”.

Mas não foi sempre assim. O título de professor sugeria apenas uma profissão. Somente a partir de 1947 a entidade de classe professoral decidiu que ser professor é mais do que isso, é assumir a missão de educar, compartilhando essa tarefa com a família no período de formação da criança e do adolescente.

Em casa os pais ensinam a importância da família e a responsabilidade de cidadania; na escola os professores ensinam a organização social, além do currículo escolar próprio. É assim que as crianças e os jovens devem ser integrados à sociedade.

Contudo, nem todos os educandos se comportam de modo que justifique esse ordenamento a eles reservado. São muitos os casos conhecidos de abuso, rebeldia, desrespeito e até de delinquência contra professores e mestres, que às vezes chegam a desvirtuar o ambiente escolar e seus propósitos.

Entretanto os professores e educadores, conscientes da nobre missão que lhes coube por vocação, mesmo nas condições mais conflitantes se erguem no cumprimento do dever. Não desistem. Buscam continuamente a vitória. Não em si mesmos, mas no sucesso dos seus alunos.

E a vitória do professor educador é ver seus alunos formados e preparados para a vida. É vê-los desfilando nos palcos com o diploma nas mãos; reencontrar ex-alunos como chefe de família e bem-sucedidos; é ver grandes profissionais, autoridades e intelectuais aos quais ensinaram as primeiras letras. A vitória do professor é sentir-se protagonista do progresso de uma sociedade organizada.

Portanto, as homenagens pelo “Dia do Professor e Educador” é a oportunidade que temos de render a gratidão que nem sempre lhes é velada como merecem, pois eles são nossos parceiros e a base de formação da sociedade.

GjSilva
Enviado por GjSilva em 15/10/2019
Código do texto: T6770403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.