Diálogo com Chronos

Isaías tinha vivido uma boa vida. Mas, ao chegar aos 45 anos, não aguentou o tranco e faleceu. Teve seu descanso, pensaram seus familiares e amigos. Mas no seu âmago, sentia uma mágoa com o tempo. Jurava que, no dia em que morresse, procuraria Chronos para entender porque dizem "que o tempo cura todas as feridas, menos as suas".

Mal chegou no outro mundo, sua primeira pergunta foi saber por onde andaria Chronos e como falaria com ele. No vasto e imenso campo de plantação com árvores fortes e vegetação vastas, ouvia ao fundo, uma voz que o chamava. Decidiu seguir o ruído para saber do que se tratava até que, ao chegar perto, notou uma silhueta estranha que nunca vira antes, a qual prontamente o dirigiu a palavra.

- Você é Isaías Tavares?

- Sim, sou. Onde é que eu tô?

- Está no céu.

- É? E cadê todo mundo? Só vejo essa paisagem aqui e você.

- Aqui é a primeira entrada, antes do descanso final, uma espécie de espera, se você preferir. Quanto a mim, bem, eu sou aquele com quem você mais anseia em conversar, desde os primórdios de sua vida...

- Desde o... Ah, não me diga que você é... é... Chronos??

- Em imagem, luz e espírito, ao seu dispor.

- Mas, você não parece um velho eterno. Isso não é estranho?

- Aparências, faces e impressões são coisas que acompanham os vivos. Eu, como um ser eterno, posso ter múltiplas faces e em qualquer momento. Segundos, minutos, horas, isso é indiferente pra mim. Tanto faz estar aqui nesse momento, quanto estar em Plutão, 1 milhão de anos no futuro.

- Ah, entendi... E vem cá. Por que raios que todo mundo diz que "o tempo cura todas as feridas", mas as minhas só fazem aumentar?

- Humanos são engraçados...

- Mas o que tem de graça nisso? Anda, responde!

- Você realmente acha que é o primeiro a chegar aqui com essa reclamação? Desde o advento dos primeiros ancestrais primatas, quando o homem tomou conhecimento de nós, divindades, que eu escuto essa reclamação. Até soa meio repetitivo, sabe?

- Se você já ouvi tantas vezes, por que nunca resolveu?

- Uma palavra: livre-arbítrio.

- Hã?

- Vocês, homens, são livres para viver a vida da melhor forma que lhes convier. Nós, deuses, não interferimos nisso. Apenas, observamos ao longe enquanto, vocês vão crescendo e maturando. É um processo bem interessante, embora muito rápido.

- 45 anos é um tempo rápido?

- Pra quem cria o tempo, é um intervalo tão curto quanto um, digamos, piscar de olhos ou um bater de asas de uma borboleta pra vocês.

- Ah, entendi. Mas se você não influencia como que eu morri tão cedo? Eu mal bebia! E ainda deixei tantas coisas inacabadas...

- Haha, meu jovem você se alimentava bem? Você fazia atividades físicas? Dormia bem? Antes de me culpar, reveja sua rotina para saber porque está aqui antes do seu "tempo"...

- Bem, é verdade que eu era sedentário e nunca recusava uma cervejinha, mas isso não justifica outros tantos atletas que morrem cedo! Eles são o maior exemplo de "cuidado" e aí o que você me diz?

- Nem sempre as aparências confirmam as essências. Muitos desses atletas forçam o seu corpo a limites, além do que podem suportar, e, assim como uma folha de papel, são amassados pela imensidão da vida. Entenda, no fim das contas, os sujeitos são vocês. Nós apenas observamos...

- Mas e todos os amores perdidos? E todos os sonhos que não realizei até agora? Por que isso não melhorou com o "tempo"?

- Suas frustrações nesse espectro são diretamente proporcionais ao esforço que você empreendeu para realiza-las. Se você não se esforçou ou criou condições para tanto, a culpa não é do tempo, eu corro na mesma velocidade para todos. A culpa em parte é de você, humano.

- Porra, mas que merda... viu?

- Inclusive, ao desenvolver a linguagem, vocês fizeram um tremendo trabalho pra criar palavrões. Muito me admira tamanha criatividade tenha descambado para a violência, agressão e exploração dos seus semelhantes...

- Aí, já são outras questões... Vocês têm certeza que fizeram o certo ao nos dar o livre-arbítrio?

- Ah, não tenho nenhuma dúvida nisso. Assim como há os que reclamam do "tempo" como você, também há aqueles que agradecem ao tempo, por terem amadurecido e crescido para pessoas melhores ao longo da vida. Mas caso você queira saber quem deu a ideia de garantir o seu livre-arbítrio pode ir falar com os demais deuses, também. Tenho certeza que você irá gostar da maioria deles, especialmente de Dioniso.

- Dioniso?

- Deus dos ciclos vitais, das festas e do vinho.

- Ah compreendi... Bem, já que minha vida foi um "piscar", eu poderia assistir aos melhores momentos dela? Pelo menos assim, eu entenderia em que momentos errei.

- Justo. Vai querer pipoca?

- Não, só um vinho, de preferência, brasileiro. Nada melhor para refletir sobre a minha vida, não é?

- Não discordo nem um pouco.

O andarilho

Rousseau e o Andarilho
Enviado por Rousseau e o Andarilho em 11/11/2019
Código do texto: T6792702
Classificação de conteúdo: seguro