O CAMINHO MAIS CERTO DE VENCER É TENTAR MAIS UMA VEZ

É fato que estamos em um mundo competitivo! É leão devorando leão! Mas nem tudo é arena, da mesma forma que nem tudo são flores! Por outro lado, indubitavelmente há em muitos de nós uma vontade de ser sensato em cada setor que atuamos em nossa vida! É por isso também que temos que nos fortalecer não só fisicamente, mas mentalmente para lidar com os desafios que o viver nos impõe e possamos nos superar em meio às turbulências de cada amanhecer. Nesse entendimento, o indiano ativista, Mahatma Gandhi nos instrui que “a vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal”. Quem evita muitas vezes o percalço, impede igualmente as belezas que há no sabor de uma vitória após a luta incessante. Thomas Edison, inventor e empresário americano, nos orienta que “nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.

Por vezes temos percebido o quão uma porção da sociedade permanece inerte e estática perante as oportunidades que se abrem em seu caminho. Talvez por medo de iniciar um novo processo e propulsão de energia, as vistas de um objetivo, não se permitem iniciar um projeto ou mesmo tentar uma trajetória potencialmente produtiva. Parece-nos que há certa rejeição em se desbravar na direção ao inédito. Outrossim, e não há o que negar que existem ainda os aventureiros que pela adrenalina das emoções “se jogam” em diversos planos sem mesmo se dar ao princípio de um cálculo ainda que precário, mas que possa trazer certa sensação de caminhar em uma direção segura. Desse modo o psiquiatra e escritor, Augusto Cury, nos alerta que “o conformista é inerte e mentalmente preguiçoso. Não exerce suas escolhas por medo de assumir os riscos”. E com esse raciocínio compreendemos claramente porque alguns de nós em algumas ocasiões não avançamos em direção ao êxito.

O mistério do viver pode se revelar, além disso, muito bem nesta oração do filósofo, escritor e cientista alemão, Johann Goethe, que nos afiança que “qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A ousadia tem genialidade, poder e magia em si”. Despertar para a realidade da vida é um exercício diário que devemos buscar. Pode ser que tenhamos em mente que sempre teremos energia, que a jovialidade será incessante. Mas não é razoável empreendermos que o fim está sempre longe. A estrada se ilumina por vezes, todavia há becos escuros, há percalços que podem nos fazer parar antes do tempo previsto. Não devemos pensar que a vida será sempre traiçoeira, pois assim não se vive! Contudo nos revela um provérbio chinês que, no ringue da existência é igualmente inteligente aquele que espera sempre o melhor, mas com vivacidade e perspicácia se prepara para o pior. Vamos em frente porque há muito que se desbravar e o mundo espera por cada um de nós para abrirmos essa passagem!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 24/11/2019
Reeditado em 24/11/2019
Código do texto: T6802368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.